16 de novembro de 2024

Simpósio com inscrições grátis vai discutir pesquisas com tubarões em Fernando de Noronha


Evento online é promovido quarta (13) e quinta-feira (14), com debates sobre os estudos do Projeto Tubarões e Raias de Noronha. Imagens de Bruno Galvão registram pesquisadores com tubarões em Fernando de Noronha
Um simpósio com inscrições gratuitas vai ser promovido na quarta (13) e na quinta-feira (14) para discutir os trabalhos de pesquisas com tubarões em Fernando de Noronha. No evento on-line serão apresentadas informações das atividades do Projeto Tubarões e Raias de Noronha e também palestras com especialistas.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Segundo os organizadores do simpósio, até esta segunda (11), 600 pessoas fizeram inscrições. Os interessados ainda podem se habilitar no site do evento e não há limites de vagas.
“Resolvemos realizar o evento on-line porque queremos dar a oportunidade para que todos os interessados no assunto participem. Temos mais de 17 mil seguidores no Instagram, pessoas que acompanham o projeto, mas algumas nunca pisaram na ilha. O tema é de interesse geral e queremos divulgar as ações”, disse a coordenadora do Projeto Tubarões e Raias de Noronha, Bianca Rangel.
Tubarão-tigre é estudado em Noronha
Bruno Galvão/Projeto Tubarões e Rais de Noronha
LEIA TAMBÉM
Campanha pede que moradores e turistas registrem imagens de tubarões em Noronha
Tubarão-tigre monitorado em Fernando de Noronha migra mais de 2 mil Km e está na Bahia
Expedição captura e monitora 38 tubarões em Fernando de Noronha
Palestras
O evento vai ter a participação de pesquisadores e colaboradores do Projeto Tubarões e Raias. O simpósio também terá palestras de 11 especialistas no assunto.
Será possível acompanhar palestra do professor da Florida International University, Michael Heithaus, um dos maiores especialistas em tubarões-tigre do mundo.
O pesquisador brasileiro Yuri Niella, que trabalha na Austrália também falará sobre tubarões. O documentarista Carlos Gauna (The Malibu Artist), conhecido pelos registros de tubarões com drone, vai conta um pouco do trabalho que realiza.
Pesquisa em Noronha
Há cinco anos o Projeto Tubarões realizada estudos em Fernando de Noronha. A equipe do projeto fará apresentações dos trabalhos em andamento e resultados preliminares das pesquisas com foco no tubarão-tigre e tubarão limão.
Além disso, o evento contará com uma mesa-redonda sobre ciência cidadã, com integrantes da rede Observadores da Natureza para o Desenvolvimento Ambiental das Ilhas Oceânicas (ONDA-ILOC), que atuam na ilha.
O participante do evento também pode fazer uma doação no ato da inscrição. Segundo os organizadores, todo recurso arrecadado será destinado para as pesquisas e a conservação dos tubarões e raias de Fernando de Noronha.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
o

Mais Notícias