16 de novembro de 2024

Semana de combate às arboviroses começa em Guarujá, SP, nesta segunda-feira; entenda


Iniciativa promove mutirões, palestras e rodas de conversa voltadas à prevenção de doenças causadas por vírus transmitidos por insetos e aracnídeos. ”Semana de Combate às Arboviroses’ acontece em Guarujá, SP
Helder Lima/Prefeitura de Guarujá
A Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, anunciou a “Semana de Combate às Arboviroses” na cidade. A iniciativa acontece de segunda-feira (11) a sábado (16), promovendo mutirões, palestras e rodas de conversa voltadas à prevenção de doenças causadas por vírus transmitidos por insetos e aracnídeos, com o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo a prefeitura, as ações serão realizadas pela equipe de Combate e Controle às Endemias, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
Programação
Na segunda-feira (11), aproximadamente 60 agentes comunitários de saúde e endemias farão um mutirão no bairro Santa Rosa. Segundo o município, eles irão retirar criadouros e tratar os recipientes que não forem passíveis de remoção, como os ralos.
Os agentes percorrerão 77 quarteirões. A expectativa é vistoriar 2.200 residências. Uma tenda com informativos será montada na Avenida Adhemar de Barros, 3.255, para reforço na conscientização.
Na terça-feira (12), a partir das 8h, a equipe de Informação, Educação e Comunicação (IEC) do Combate e Controle às Endemias fará uma roda de conversa na Unidade de Saúde Docinhos, na Avenida Manoel da Cruz Michael, 343, sobre a prevenção ao mosquito Aedes aegypti.
Também serão realizados monitoramentos de Brigada, que é um núcleo de prevenção de dengue montado em diversas instituições de Guarujá. O serviço realiza vistorias dentro dos locais. O IEC irá monitorar o trabalho.
Já na quarta-feira (13), haverá monitoramento em empresas de reciclagem, ferros-velhos e borracharias. As equipes também passarão instruções para os estabelecimentos sobre o combate ao Aedes aegypti para que saibam como lidar com criadouros.
Nos dias 14, 15 e 16, haverá tendas de panfletagem e abordagem aos munícipes para reforçar a conscientização sobre o tema nos seguintes locais:
Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (CAEC) Isabel Ortega de Souza
Terminal Rodoviário Ferry Boat
Avenida Ademar de Barros, 1.660
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Mais Notícias