20 de setembro de 2024

Operação ‘Semana Santa’ da PRF em Santarém encerra sem registros de acidentes

A PRF focou em motoristas cometendo infrações e prendeu dois suspeitos com mandados de prisão em aberto, incluindo um por tráfico internacional de pessoas, durante abordagem em um ônibus. Após a prisão, a PRF conduziu o suspeito à delegacia de Polícia Civil em Santarém
PRF / Divulgação
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) finalizou no domingo (31) a Operação Semana Santa em Santarém, oeste do Pará, e municípios vizinhos. A operação, que teve início na quinta-feira (28), contou com a participação de aproximadamente 97 Policiais Rodoviários Federais que se revezaram durante quatro dias. Segundo a PRF, 775 pessoas e 533 veículos foram fiscalizados na operação.
Ainda de acordo com a PRF, durante esse período, não foi registrado nenhum acidente no trecho sob a jurisdição da delegacia de Santarém. Diferente do ano passado, quando foram registrados dois acidentes na Semana Santa.
Foram submetidos ao teste do alcoolemia 306 condutores. Sete deram positivo para embriaguez ao volante e foram autuados. Houve também aplicações de 8 infrações por ultrapassagens proibidas.
Segundo relatos da PRF, 12 motoristas profissionais foram autuados por não obedecerem o tempo de descanso obrigatório.
Apesar de muitas campanhas de conscientização acerca do uso do cinto de segurança, doze condutores foram multados depois de serem flagrados viajando sem o cinto, item obrigatório.
Condutores transportando crianças sem a cadeirinha também foram flagrados pelos agentes, o que gerou 12 multas desse tipo de infração, e seis pela ausência de dispositivos de retenção adequados. Também foram multados 22 condutores por excesso de velocidade.
Ainda durante a operação, os agentes da PRF prenderam dois homens com mandados de prisão em aberto, sendo um deles por tráfico internacional de pessoas.
O flagrante aconteceu durante a abordagem a um ônibus que fazia a rota de Santarém-PA para Porto Alegre-RS. Após consultas aos sistemas da PRF, os policiais identificaram que um dos passageiros estava sendo procurado pela justiça pelo crime de Tráfico Internacional de Pessoas. O mandado teria sido expedido pelo Tribunal de Justiça de Boa Vista.
Motoristas que insistem na ultrapassagem indevida, abusam da velocidade, consumo de álcool e falta de equipamentos de segurança, como capacete, cinto de segurança ou cadeirinhas para o transporte de crianças, foram os principais alvos da PRF nesta operação.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Mais Notícias