20 de setembro de 2024

BR-262 vai ganhar novo traçado no ES e contar com túnel e viadutos

Novo traçado ficaria entre Viana e Marechal Floriano e teria 23 km. A pista que existe hoje seria entregue ao governo do Espírito Santo e funcionaria como rota turística. BR-262 em Viana, no Espírito Santo.
Fernando Madeira/Rede Gazeta
O projeto de duplicação da BR-262, entre a Região Metropolitana de Vitória e a divisa com Minas Gerais, prevê que a rodovia ganhe um novo traçado entre as cidades capixabas de Viana e Marechal Floriano. Além disso, a nova via deve ganhar viadutos e até túnel, segundo a Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Espírito Santo.
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Essas intervenções seriam a melhor solução, segundo o órgão, para vencer as dificuldades impostas pela geografia montanhosa da região. A revelação foi feita pelo superintendente regional do Dnit, Romeu Scheibe Neto, em entrevista à Rádio CBN Vitória, nesta segunda-feira (1º).
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Com a alteração, o trecho atual entre Viana e Marechal Floriano deve ser repassado do governo federal para o Estado, deixando-o como uma rota turística. Já a nova via a ser construída entre essas duas cidades teria cerca de 23 km e a expectativa é que conte com um túnel e viadutos, parecidos com os da Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo. A via é conhecida por desafiar a engenharia ao passar sobre pilares elevados e atravessar a cadeia montanhosa da Serra do Mar.
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Trecho da BR-262 no Espírito Santo: rodovia federal deve ser duplicada e ganhará novo traçado, viadutos e túnel
Fernando Madeira/Rede Gazeta
Romeu Scheibe Neto afirmou que os estudos de viabilidade e projetos têm prazo de três anos para serem concluídos, mas ainda não é possível afirmar exatamente quando serão finalizados.
“Já fizemos um estudo de validação do traçado e chegamos à conclusão que, de Marechal Floriano até a divisa com Minas Gerais, a duplicação vai acontecer no mesmo traçado da rodovia existente, ampliando a capacidade paro lado direito e esquerdo. Mas de Marechal Floriano para baixo, está dando a viabilidade de nós executarmos um novo traçado da BR-262, fugindo daquela região complicada que temos atualmente e encurtando a rodovia”, destacou.
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Ainda segundo o superintendente, esse novo traçado deve encurtar a rodovia em até 4 km, diminuindo o tempo gasto pelos motoristas na via. Questionado sobre o caminho por onde deve passar o novo trecho, Romeu afirmou que ainda não pode divulgar, para não fomentar a especulação imobiliária na região.
“O estudo está sendo avaliado pelo nosso time de técnicos em Brasília para validar o levantamento aqui na superintendência”, pontuou. “São muitas ‘obras de arte’, pontes curtas, mas altas demais, mais ou menos como a da Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo. Estamos estudando ainda um túnel, mas não significa que vai ter”, ressaltou.
O superintendente afirmou que a concessão não está descartada, mas as obras podem ter empenho financeiro do governo federal.
“A gente nunca teve um projeto de engenharia detalhado com o nível que está sendo feito. Nas ocasiões em que a BR-262 foi a leilão, ‘subiu no telhado’ porque a rodovia iria ser passada do jeito que estava. Existe uma expectativa de que o Dnit faça a obra, mas a iniciativa privada não está descartada”, apontou.
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