Localidade é reconhecida pela Unesco como maior centro cerâmico da América Latina. Festival da Cerâmica Maragogipinho acontece entre os dias 14 e 17 de novembro
Divulgação
Maragogipinho, distrito de Aratuípe, no recôncavo baiano, será palco do II Festival da Cerâmica entre os dias 14 e 17 de novembro. O evento vai celebrar a tradição de mestres ceramistas e artesãos. A localidade é reconhecida pela Unesco como maior centro cerâmico da América Latina.
A programação que inclui feira de artesanato, rodada de negócios, mostras artísticas, cursos de qualificação, visitas às olarias, e apresentações musicais. Estão previstos shows de Sandra Sá, Luiz Caldas, Jau e outros artistas.
O evento traz como tema em 2024 “Cerâmica e Tradição: Celebrando o Boi Bilha”, em homenagem a obra criada pelo Mestre Vitorino – referência na arte da cerâmica e importante oleiro da comunidade, hoje aos 104 anos. O Boi Bilha é uma moringa em formato de boi modelada em argila reproduzida por diversos artesãos locais.
A feira de artesanato vai reunir mais de 30 artesãs e artesãos do Baixo Sul para comercializar peças produzidas em mais de 140 olarias locais. Estarão sendo expostas e comercializadas louças de barro, potes, talhas, bois bilha e outros.
O festival também terá uma caravana de cadastramento para a emissão da Carteira Nacional do Artesão, como forma de regularização profissional e de garantia de direitos trabalhistas.
A programação do evento ainda inclui a 5ª Rodada de Negócio Artesanato da Bahia, nos dias 12 e 13 de novembro, que vai unir os artesãos locais a empresários, lojistas e revendedores da Bahia e do país, além de curso, rodas de conversa e a entrega do “Selo de Origem Artesanato da Bahia”.
Festival de Cerâmica de Maragogipinho acontece em novembro
Divulgação
Confira eventos da programação do Novembro Negro em Salvador
Assista ao documentário ‘Ilê Aiyê: A Casa do Mundo’
Confira a programação musical do evento
Quinta-feira (14)
18h – Cinema da Praça, com a estreia da série “Em Torno do Barro”, filme documentário sobre os mestres ceramistas de Maragogipinho produzido pela UFRB
19h – Dão Black
Sexta-feira (15)
19h – Banda Cem
20h30 – Sambaiana
22h30 – Luiz Caldas
Sábado (16)
19h – Milena Figueiredo
19h30 – JBS
20H30 – Aloísio Menezes
22h30 – Sandra Sá
Domingo (17)
15h – Geovany Santos, Raphinha Santos, Jau e Jeu Nogueira.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻