Descubra os impactos das mudanças climáticas no empreendedorismo e como se preparar para enfrentar esses desafios. As mudanças climáticas estão cada vez mais presentes no dia a dia, e seus efeitos não impactam apenas o meio ambiente, mas também as pequenas empresas. Desde o aumento dos custos, até o fornecimento de produtos, os impactos chegam em todos os setores.
O que são mudanças climáticas?
As mudanças climáticas são as alterações de padrões climáticos ao longo do tempo, geralmente causados pelas atividades humanas que afetam o meio ambiente, como por exemplo a emissão de gases de efeito estufa. Essas mudanças alteram não apenas o meio ambiente, mas também a economia e a sociedade.
Como impactam as pequenas empresas?
As mudanças no clima já são sentidas em vários setores da economia. O calor extremo, períodos de seca, tempestades inesperadas e inundações frequentes impactam a rotina e os resultados de pequenas empresas que estão em locais mais afetados, e alguns dos resultados podem ser:
Problemas de fornecimento
Queda de demanda
Custos operacionais mais altos
Seja para utilizar mais energia, investir em infraestrutura ou lidar com a falta de matéria-prima, as mudanças climáticas afetam diretamente os pequenos empreendedores.
Quais setores sofrem mais?
Alguns setores da economia podem sofrer mais que outros com as mudanças climáticas, especialmente os que dependem de recursos naturais ou estão em um contexto de condições climáticas extremas. Veja alguns exemplos:
Agricultura
O setor agrícola é um dos mais afetados. A imprevisibilidade das chuvas e as mudanças nos padrões de temperatura podem comprometer a produção e a qualidade dos alimentos. Pequenos agricultores precisam investir em tecnologias mais eficientes para lidar com essa nova realidade.
Varejo
Empresas do varejo, principalmente aquelas com lojas físicas, também são impactadas. Tempestades severas e desastres naturais podem afetar o fluxo de clientes, além de provocar danos ao estoque e na estrutura.
Energia
Mesmo utilizando fontes renováveis, a geração de energia é influenciada por mudanças no clima. Pequenas empresas que dependem de energia intensiva para operar podem ver seus custos aumentarem, devido a secas que afetam a capacidade das usinas hidrelétricas, por exemplo.
Como sua empresa pode se preparar?
As empresas podem se preparar para encarar as mudanças climáticas pensando em melhorias no seu sistema de logística, planejando a longo prazo e pensando em ser mais sustentáveis com seus recursos e operações.
Novas estratégias de armazenamento e consumo de energia podem ajudar a reduzir custos e minimizar riscos. Outra prática que pode ajudar é avaliar os futuros riscos e criar planos de contingência para continuar em funcionamento ainda em períodos de desafios climáticos.
E para te ajudar a ter novos planos em processos, produtos e serviços, você pode contar com o Sebraetec, do Sebrae/PR! Este programa que auxilia sua empresa a otimizar processos com apoio e assessoria dos melhores profissionais do mercado. Acesse o Sebraetec e saiba mais!