17 de novembro de 2024

Polícia faz operação para prender quadrilha que furtava lojas de celulares em shoppings


Operação RF Shield mobiliza investigadores em Rio Preto e outras cidades para prender integrantes de grupo criminoso que hackeia controle de portas para invadir as lojas após o expediente. Imagem capturada de câmera mostra criminoso saindo de interior de loja de celulares, logo depois de furtar os aparelhos, em shopping de Rio Preto
Reprodução/Câmera de segurança
A Polícia Civil de São José do Rio Preto (SP) realiza, nesta terça-feira (12), uma operação para localizar e prender uma quadrilha especializada em furtos de celulares e aparelhos eletrônicos. Os suspeitos tinham um plano de ação, antes de invadir lojas de shoppings utilizando dispositivo para hackear o sistema de abertura das portas.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
As investigações começaram em outubro, depois que três integrantes da quadrilha invadiram uma loja de celulares em um shopping de Rio Preto, localizado na avenida José Munia. A ação foi gravada por câmeras de segurança. Na ocasião, os ladrões levaram diversos aparelhos(veja vídeo abaixo).
Pelo vídeo é possível ver que, enquanto dois integrantes do grupo operam o aparelho no corredor do shopping, o terceiro integrante invade a loja que está fechada, subtrai os celulares e sai sem ser incomodado . Antes de fugir, ele ainda brinca com os outros comparsas no interior do centro de compras.
Para agir sem chamar a atenção, os criminosos esperam até a saída dos funcionários, no fim do expediente.
De acordo com os investigadores, a quadrilha emprega uma metodologia chamada de “hack RF”, com um dispositivo que clona a frequência do controle de abertura e fechamento das portas das lojas.
A Operação, denominada RF Shield, mobiliza investigadores para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão em diversos endereços, inclusive em Brasília e no estado de Goiás.
Os mandados judiciais foram expedidos pela 5ª Vara Criminal de Rio Preto. O trabalho é coordenado pelo núcleo conjunto de investigação do 1º-2º-5º Distrito Policial.
A Polícia Civil identificou que a quadrilha tem ramificações em diversos estados, como Bahia, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. O alvo são as lojas no interior dos shoppings. As investigações continuam em andamento.
Nenhum dos suspeitos tinha sido localizado até a publicação desta reportagem. A polícia segue com as investigações.
Polícia prende quadrilha especializada em furtar lojas de celulares em shoppings
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Mais Notícias