A pedido do Ministério Público, Justiça determinou conversão de 8 anos e 10 meses de prisão em acompanhamento para tratar sofrimento mental. Cláudio Mateus da Silva foi condenado por tentativa de homicídio e lesão corporal. Sentença sendo anunciada ao réu Cláudio Mateus da Silva.
TJMG
Cláudio Mateus da Silva, acusado de tentar matar uma idosa de 89 anos, além de agredir a companheira e o enteado, foi condenado a 8 anos e 10 meses de prisão, mas teve a pena convertida em tratamento psiquiátrico. O julgamento do crime, cometido em agosto de 2021, terminou nesta terça-feira (12).
A Justiça condenou o homem por tentativa de homicídio, lesão corporal e resistência à prisão. No entanto, ele foi absolvido da tentativa de homicídio contra a criança, porque o júri entendeu que não havia provas suficientes.
Apesar da condenação, o Ministério Público pediu que o réu tivesse a pena substituída para tratar transtornos mentais, sob a justificativa de que Cláudio Mateus da Silva não é totalmente capaz de compreender a gravidade do crime que cometeu. Ele será acompanhado pelo Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário Portador de Sofrimento Mental (PAI-PJ), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
Devido à conversão da pena, a Justiça determinou uma medida cautelar de afastamento das vítimas. Em caso de descumprimento da ordem judicial ou ausência durante o tratamento, o homem pode ter o direito suspenso e convertido em prisão.
Relembre o caso
Em agosto de 2021, Cláudio Mateus Silva foi preso por agredir a companheira e o enteado, de 5 anos, além de esfaquear uma vizinha, de 89, que tentou ajudar a mulher e a criança. O crime ocorreu no bairro Jardim Montanhês, na Região Noroeste de Belo Horizonte.
De acordo com o boletim de ocorrência, primeiro, a mulher viu o homem próximo ao filho dela, segurando-o em um dos punhos enquanto iniciava uma esganadura com a outra mão. Ela e a mãe, avó da criança, conseguiram salvar o garoto, mas o suspeito começou a enforcar a companheira.
A avó e o menino pediram ajuda para um vizinho, que pressionou o pescoço do suspeito contra a parede. A vítima saiu correndo para a casa da vizinha e se trancou com o filho no banheiro, porém o homem correu na direção dela e invadiu a residência.
Quando os policiais chegaram ao local, o suspeito estava apontando a faca para a idosa. Ele cortou o pescoço dela, e os militares usaram uma arma de choque para imobilizá-lo.
LEIA TAMBÉM:
Homem agride companheira e enteado e esfaqueia vizinha que tentou ajudar as vítimas em BH
Vídeos mais vistos do g1 Minas: