16 de novembro de 2024

Projeto Óleo do Bem inspira estudante com TEA a criar histórias em quadrinhos para incentivar a preservação ambiental


Projeto Óleo do Bem, que promove a troca sustentável de óleo de cozinha usado, foi realizado em um colégio de Sorocaba (SP). A iniciativa, promovida pela TV TEM, arrecadou milhares de litros e inspirou uma artista mirim. Projeto Óleo do Bem é realizado em colégio de Sorocaba
O Projeto Óleo do Bem, que promove a troca de óleo de cozinha usado em sabão, continua inspirando crianças e adultos a cuidar do meio ambiente. A iniciativa, promovida pela TV TEM, inspirou uma artista mirim de Sorocaba (SP) a criar uma história em quadrinhos.
Milhares de litros de óleo que poderiam ter sido descartados incorretamente foram reciclados desde que o projeto foi criado, há três anos (conheça mais sobre a iniciativa).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Nas histórias em quadrinhos, Isabelli Souza de Paula, de apenas dez anos, expressa o que aprende no mundo, com desenhos de práticas sustentáveis simples.
A menina começou a desenhar sobre a campanha após ver o projeto na televisão. A partir daí, a estudante, que é diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), se tornou protagonista dos mundo em quadrinhos que ela criou.
Isabelli passou a desenhar gibis retratando a iniciativa
Reprodução/TV TEM
“Ela assistiu ao comercial do Óleo do Bem e resolveu desenhar toda a trajetória. A Isabelli fez até um manual sobre o projeto. Levamos à escola junto com o óleo, pois ela achou muito interessante. Desde então, ela desenha sobre”, conta Maria Cristina Souza, mãe de Isabelli.
Nas narrativas, ela relata como é o descarte correto do óleo de cozinha usado e associa com o que ela vive em casa. De acordo com a mãe, é interessante saber que a menina possui tamanha consciência sobre o meio ambiente com tão pouca idade.
“Minha filha tem essa conscientização e, quando vou fazer algo [na cozinha], ela já fala: ‘Mãe, não descarte o óleo na pia’. Às vezes, quando há um papel no carro, ela não quer que jogue na rua, pois vai contaminar o meio ambiente”, explica.
Gibis contam sobre o projeto Óleo do Bem
Reprodução/TV TEM
Crianças engajadas
Em uma escola da zona oeste de Sorocaba, foram arrecadados mais de 400 litros de óleo em apenas um mês, graças ao engajamento das crianças com a iniciativa.
“Nós tivemos uma grata surpresa, os pais e colaboradores abraçaram o projeto. Todos se engajaram, as informações vieram com a colaboradora do projeto e nós pudemos trabalhar com o assunto dentro de sala de aula. Pequenos gestos podem resultar em grandes contribuições à natureza”, diz Bruna Rodrigues, vice-diretora da instituição.
O Projeto Óleo do Bem procura incentivar uma troca sustentável. Cada litro de óleo de cozinha usado e coletado é trocado por uma barra de sabão ecológico, feito com o próprio material. O programa nasceu em São José do Rio Preto (SP) em agosto de 2021 e, atualmente, já está presente em 20 cidades com 670 pontos de coleta em funcionamento.
Para doar, os moradores podem guardar o óleo usado em garrafas PET e, depois, levar até um ponto de coleta (confira os locais abaixo). Para cada 1 litro de óleo entregue ao programa, o doador ganha uma barra de sabão ecológico de 180g produzida a partir da reciclagem do óleo.
Pontos de troca:
Alambari;
Araçatuba;
Assis;
Botucatu;
Catanduva;
Campo Limpo Paulista;
Fernandópolis;
Itapetininga;
Itapeva;
Itatiba;
Itupeva;
Lins;
Pederneiras;
São José do Rio Preto;
São Roque;
Sorocaba;
Sarapuí;
Tupã;
Votorantim;
Votuporanga.
Óleo coletado é substituído por barras de sabão
Reprodução/TV TEM
Os pontos de coleta são instalados em estabelecimentos comerciais, escolas públicas e particulares, unidades de saúde, condomínios, entidades e entre outros locais. Todos que aceitam receber o projeto são voluntários.
Além disso, o programa disponibiliza materiais de apoio como desenho animado, música e atividades pedagógicas para os professores reforçarem o trabalho de educação ambiental.
Em três anos, 135 mil litros de óleo de cozinha foram reciclados, o que representa mais de 3,3 bilhões de litros de água que foram preservados. Além disso, 700 toneladas de CO2 não foram jogados na atmosfera e 79 mil garrafas PET foram recicladas. Com isso, 160 mil barras de sabão ecológico foram distribuídas à população.
Sabão é feito com o material coletado
Reprodução/TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias