Projeto vai orientar sobre a tarifa social de energia e vai trocar lâmpadas de maior consumo por LED gratuitamente. Nesta quarta-feira (13), os moradores do Jardim Nicea, em Itaquaquecetuba, recebem a visita dos agentes da Boa Energia. Eles vão orientar os moradores sobre a tarifa social de energia e fazer a troca de lâmpadas de maior consumo por LED gratuitamente.
De acordo com a EDP, concessionária de energia que atende a cidade, no município 32.328 famílias estão cadastradas atualmente no benefício. Outras 24.130 famílias têm direito à Tarifa Social, mas ainda não recebem o desconto porque o número da instalação elétrica da residência não está vinculado à pessoa inscrita no CadÚnico.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Os agentes do projeto fazem visita porta a porta nas regiões de atuação da EDP. Os moradores recebem orientações sobre economia de energia e informações sobre a renegociação de eventuais débitos com condições diferenciadas, além da possibilidade de cadastro no programa tarifa social de energia elétrica, que permite desconto de até 65% na fatura.
Para estimular a redução no consumo domiciliar, cada família tem direito de substituir até cinco lâmpadas de maior consumo por LED, que são mais econômicas, duráveis e sustentáveis. A EDP esclarece que as lâmpadas recolhidas durante as trocas serão encaminhadas para o descarte ecologicamente correto.
A concessionária destaca que em Itaquaquecetuba, do início de outubro até agora, já foram atendidos pelo projeto moradores dos bairros Jardim Ferreira, Jardim Nascente, Jardim São Paulo, Veraneio Maracanã, Vila Celeste 1 e Vila Celeste 2, com mais de 9,5 mil lâmpadas substituídas. No Jardim Nicea, a previsão é de substituição de 4.797 lâmpadas.
A iniciativa da EDP faz parte do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (PEE ANEEL) e visa auxiliar de forma efetiva à redução do consumo de energia elétrica de famílias de baixa renda, já que a iluminação, dependendo dos hábitos de uso, pode representar cerca de 10% da conta de energia de uma residência.
Tarifa Social de Energia
O programa do Governo Federal concede um desconto para os primeiros 220 kWh consumidos mensalmente por clientes residenciais, classificados como de baixa renda. O benefício varia de acordo com a faixa de consumo mensal (kWh/mês) e é aplicado somente a uma unidade consumidora por família. O cadastro e mais detalhes também estão disponíveis no site www.edp.com.br/tarifasocial.
A EDP lembra que para o recebimento do benefício não é obrigatório o membro familiar ser o titular da conta de energia, basta apenas informar o vínculo com o imóvel. Os clientes também podem receber orientações pelo WhatsApp (11) 93465-2888 ou por meio do 0800 721 0123.
Assista a mais notícias