Diferença de votos entre os candidatos republicano e democrata é de menos de meio ponto percentual. Legislação local obriga recontagem nesses casos. Eleitor vota na Pensilvânia, em 5 de novembro de 2024
REUTERS/Shannon Stapleton
O estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, fará uma recontagem de votos na eleição para senador, anunciaram as autoridades locais nesta quarta-feira (13). A medida atende a uma legislação estadual, que determina uma nova contagem em disputas muito apertadas.
Segundo a Associated Press, o candidato republicano Dave McCormick foi o vencedor na eleição. Ele recebeu 3.381.573 votos. Com isso, ele derrotaria o atual senador Bob Casey, que teve 3.353.594 votos.
A diferença entre os dois candidatos é de quase 28 mil votos, o que representa uma margem de meio ponto percentual. Por causa disso, as autoridades afirmaram que farão uma recontagem, conforme determina a lei.
Uma nova contagem só não seria feita se o candidato democrata Bob Casey, que aparece em segundo lugar, renunciasse ao mecanismo. No entanto, o atual senador ainda não reconheceu a derrota, indicando de que esperará pela recontagem.
Não há prazo para que a recontagem seja concluída. No caso da primeira contagem, a Associated Press projetou a vitória do candidato republicano dois dias após as eleições.
Mesmo que o candidato democrata seja declarado vitorioso após a recontagem na Pensilvânia, os republicanos continuarão sendo a maioria no Senado. Das 100 cadeiras da Casa, o partido de Donald Trump conquistou ao menos 52, enquanto os democratas têm 47.