Cerimônia reuniu autoridades, especialistas e embaixadores do projeto em Manaus para avaliar ações e propor novas soluções para a região. Amazônia Que Eu Quero 2024 encerra temporada com foco em bioeconomia e soberania
Uma cerimônia no Comando Militar da Amazônia, em Manaus, marcou o encerramento da temporada “Amazônia Que Eu Quero 2024”. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (13). Neste ano, o projeto abordou temas como bioeconomia e a soberania da Amazônia Continental, destacando a importância da proteção e do desenvolvimento sustentável da região.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
O evento contou com a presença de autoridades locais, representantes do projeto, especialistas e embaixadores do “Amazônia Que Eu Quero”.
Para o comandante militar da Amazônia, General Costa Neves, as ações indicam “o caminho para a soberania da nossa área”.
Luiz Henrique Marques Pinheiro, vice-delegado da ADESG, reforçou que “a Amazônia que o cidadão espera deve aliar desenvolvimento e preservação do meio ambiente”.
Em 2024, o projeto trouxe ações inovadoras, envolvendo pela primeira vez cinco estados da região Norte. As atividades incluíram a criação de uma rede de apoio com embaixadores e especialistas locais, com foco nas especificidades de cada área.
“A gente vai para aquele momento de encaminhar essas propostas lá em Brasília”, afirmou Débora Holanda, coordenadora do projeto.
Ainda neste ano, estão previstas ações sociais adicionais, com previsão de encerramento oficial no próximo ano, quando serão entregues as soluções finais.
Segundo Mariane Cavalcante, diretora executiva da Fundação Rede Amazônica, a iniciativa é essencial para “estreitar o diálogo entre o governo e a sociedade civil”.