Segundo a Secretaria de Saúde, em outubro, foram 70,3 mil atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade, enquanto que, no mesmo período de 2023, o número era de 66,4 mil pacientes. O número de atendimentos a pacientes com diabetes aumentou na rede pública de Campinas (SP) em um ano. Os dados, da Secretaria de Saúde da metrópole, foram obtidos pela EPTV, afiliada da TV Globo, nesta quinta-feira (14), quando é celebrado o Dia Mundial de conscientização da doença.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
De acordo com o balanço, em outubro, foram 70,3 mil atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade, enquanto que, no mesmo período de 2023, o número era de 66,4 mil pacientes, o que equivale a um aumento de 6%.
Ainda segundo a administração, o total de pessoas com diabetes cadastradas na rede pública passou de 43,1 mil para 45 mil em um ano.
As consultas são feitas com médicos, enfermeiros, fisioterapeitas, fonaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos e terapeutas ocupacionais. O número de atendimentos engloba ainda procedimentos e exames. No total, a prefeitura estima que 87,7 mil pessoas tenham diabetes em Campinas.
Número de atendimentos por diabetes aumentou em Campinas
Reprodução/EPTV
O que fazer para previnir?
A coordenadora da Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Rejane Trautwein, afirmou que é importante que as pessoas façam os cuidados preventivos de saúde básica, como praticar atividade física e ter uma alimentação regulada.
Além disso, ela também alerta para um acompanhamento com mais atenção a quem tem fatores de risco, como obesidade ou casos de diabetes na família.
“Quando a doença já chegou, tem tratamento, é importante o acompanhamento regular, temos nos nossos centros de saúde e em casos mais complexos eles são encaminhados para as policlínicas, para as especialidades”, disse.
O que é diabetes?
Diabetes é uma doença crônica (que não tem cura e não se resolve em um curto período), que resulta do aumento da glicose (açúcar) no sangue.
🔬 Quando a glicemia (concentração de glicose) está alta, a capacidade do corpo de eliminar os radicais livres (moléculas liberadas pelo organismo que podem causar morte celular) é reduzida, o que compromete o metabolismo de diversas células.
🩸 Por essa razão, pessoas com diabetes podem sofrer com dificuldade de cicatrização, já que as células responsáveis por esse processo são afetadas pelos radicais livres e não conseguem atuar como deveriam. Além disso, a má circulação sanguínea também prejudica a cicatrização.
Existem quatro tipos principais da doença: pré-diabetes — que acontece quando o nível de glicose está alto, mas ainda é anterior ao quadro de diabetes —, diabetes tipo 1, diabetes tipo 2 e diabetes gestacional.
Sinais de alerta da diabetes
Muitas vezes, os sintomas de diabetes passam despercebidos. São alguns deles:
perda de peso acentuada;
vontade de ir ao banheiro repetidamente durante a noite e urina volumosa (muita urina);
sede exagerada;
visão turva.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas