15 de novembro de 2024

Caso Anic: MPRJ denuncia assassino confesso e mais três por homicídio triplamente qualificado


Além de Lourival Fadiga, que confessou ter matado a vítima, foram denunciados Rebecca Azevedo, namorada dele, além dos filhos Maria Luíza e Henrique. Defesa de Lourival afirmou em setembro que crime teria sido cometido a mando de viúvo da vítima. Anic Herdy, vítima de homicídio, segundo o MP, e Lourival Fadiga, que confessou ter matado a vítima
Reprodução; Carlos Miranda/g1
O Ministério Público do Rio denunciou quatro pessoas pelo homicídio triplamente qualificado de Anic Herdy, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. O órgão fez um aditamento à denúncia por sequestro, feita no início do ano.
Além de Lourival Fadiga, que confessou ter matado a vítima, foram denunciados Rebecca Azevedo, namorada dele, além dos filhos Maria Luíza e Henrique.
O g1 procurou a defesa de Lourival e aguardava resposta até a última atualização desta reportagem
A denúncia ocorre menos de dois meses depois das acusações de Lourival, que afirmou à Justiça ter supostas provas de que o crime teria sido cometido a mando de Benjamin Herdy, viúvo da vítima.
Abraçadeira, conhecida como “enforca-gato”, foi o equipamento utilizado para matar Anic, aponta laudo
Reprodução
O MP e a Polícia Civil encontraram novas informações que indicam que, antes de matar a vítima, Lourival comprou, no mesmo shopping onde se encontrou com Anic, uma abraçadeira de plástico, conhecida como enforca-gato, e uma fita silver tape, no dia 29 de fevereiro.
Os materiais teriam sido utilizados, respectivamente, no assassinato de Anic e na posterior ocultação do cadáver dela. O corpo de Anic só foi encontrado no dia 25 de setembro, quase sete meses depois, na garagem da casa de Lourival, em Teresópolis.
Polícia confirma que corpo encontrado em Teresópolis é de Anic
Segundo o MP, o cadáver foi enterrado e concretado em uma “falsa sapata de construção, construída há tempos antes do homicídio e já com a intenção de ali ser enterrado o corpo da vítima”.
O Ministério Público afirmou ainda que Lourival ligou 17 vezes para Rebecca e 10 vezes para cada um dos filhos no dia em que Anic desapareceu. Um relatório da Polícia Civil indica que Maria Luíza recebeu ordens do pai, de dentro da cadeia.
Família paga resgate de R$ 4,6 milhões e esposa de herdeiro do Rio segue desaparecida há quase 3 meses
As comunicações entre Lourival e os outros denunciados teriam ocorrido várias vezes durante dias, até o pagamento de R$ 4,6 milhões de resgate por Anic, que só seria encontrada morta em setembro deste ano.
Sem chip de gravação
A Polícia Civil não encontrou evidências que Anic Herdy teria sido morta por Lourival Fadiga a mando de Benjamin Herdy, viúvo da vítima. A versão foi dada por Lourival em setembro deste ano à Justiça e à 105ª DP (Petrópolis), que investiga o caso.
O homem afirmou que câmeras da casa em que Benjamin morava com Anic teriam gravado uma conversa que revelava o conluio para matar Anic e fazer parecer com que o crime fosse um sequestro . Ele alegou que teria instalado um chip nos dispositivos eletrônicos para gravar o diálogo em janeiro, um mês antes de Anic desaparecer, no dia 29 de fevereiro.
Policiais foram até o local e recolheram as câmeras. Segundo agentes, só foram encontrados chips de gravação a partir de junho deste ano.

Mais Notícias