Festival, oficinas e feira cultural estão entre as opções gratuitas na capital. Som da Concha com Vozmecê e MC Anarandà acontece no domingo (17).
g1 MS
Vai ficar em Campo Grande neste feriado de Proclamação da República? Então confira as dicas que o g1 reuniu para quem quer aproveitar e curtir com a família e os amigos.
Sexta-feira (15)
4º Festival do Japão – O maior festival de cultura japonesa em Mato Grosso do Sul terá muitos shows, atrações culturais, danças, taiko, expositores, workshops, corrida noturna, concurso de cosplay e muito mais. Confira a programação completa no link: festivaljapaoms.com.br/programacao/. O Festival começa nesta sexta-feira (15) e vai até domingo (17).
Horário: a partir das 8h (todos os dias)
Local: Bosque Expo, no Shopping Bosque dos Ipês
Entrada: 1 kg de alimento não perecível
Tra(ns)vessias entre o céu e a terra – Oficina de vogue com Gabi Mancini – O Projeto ´Arte nas Estações realiza nesta sexta-feira (15): ´ Tra(ns)vessias entre o céu e a terra – oficina de vogue com Gabi Mancini´. A oficina evoca a ideia de conexão entre o espiritual (o céu) e o físico (a terra), ao mesmo tempo que dá visibilidade à experiência travesti, criando um espaço de reflexão e expressão para experimentar os elementos de Hands Performance, Spin e floor perfomance. Com bases nos elementos ar e terra, trazendo a prática para uma incorporação performática, as participantes irão investigar a fluidez na transição dos movimentos.
Horário: das 14h às 16 horas.
Local: Centro Cultural José Octávio Guizzo (rua 26 de agosto, 453, centro).
Entrada: gratuita.
Classificação: livre (vagas limitadas – sujeito a lotação).
Mais informações: www.artenasestacoes.com.br.
Homenagem a Manoel de Barros – Evento em todo o fim de semana celebra a vida de Manoel de Barros. Sexta-feira tem debate sobre Gramática Expositiva do Chão, com Maria Adélia Menegazzo e Marcelle Saboya.
Horário: 19h
Local: Rua 13 de Junho, 2392
Entrada: gratuita
Sábado (16)
Oficina “Pintar céus impossíveis” – O Projeto ´Arte nas Estações realiza neste sábado (16) a oficina ´Pintar céus impossíveis´. Entre a nuvem que podem fabular imagens ora cachorro ou cavalo, crianças, jovens e adultos são estimulados a pensar a ideia de “impossível” diante da imensidão azul que paira nossas cabeças. Para sermos capazes de imaginar que o céu é o mar de ponta-cabeça, a oficina propõe a construção de paisagens celestes inventadas, onde o céu se torna um espaço de possibilidades infinitas para que os participantes explorem o universo da pintura e transcendam os limites da realidade.
Horário: das 9h30 às 10h30.
Entrada: gratuita.
Local: Centro Cultural José Octávio Guizzo (rua 26 de agosto, 453, centro).
Classificação: livre (vagas limitadas – sujeito a lotação).
Mais informações: www.artenasestacoes.com.br.
Oficina “Manipulação de ervas e feitura de chás” – O Projeto ´Arte nas Estações realiza neste sábado (16) a oficina ´ Manipulação de ervas e feitura de chás´. Como canta Maria Bethânia na abertura do álbum Brasileirinho, “sem folha não tem sonho, sem folha não tem festa, sem folha não tem nada”. Os participantes são convidados a utilizar ervas e plantas de forma artesanal para a preparação de chás e infusões terapêuticas, culinárias ou estéticas. Durante a oficina, os participantes aprendem a identificar, colher, secar e armazenar diferentes ervas, além de explorar suas propriedades medicinais e benefícios para a saúde. Estreitando o laço entre humano e natureza e, valorizando a oralidade como forma de transmissão de saberes, as pessoas participantes poderão aprender sobre as propriedades e manipulação das ervas, além da feitura de chás e seus acionamentos para o bem viver físico, mental e espiritual.
Horário: das 14h às 15h30.
Entrada: gratuita.
Classificação: livre (sujeito a lotação).
Local: Centro Cultural José Octávio Guizzo (rua 26 de agosto, 453, centro).
Mais informações: www.artenasestacoes.com.br.
Ballroom “Entre o céu e a terra” – Eu profetizo muito CUNT! CUNT! CUNT! CUNT! As Houses, Coletivas e 007s da cena Ballroom de Campo Grande se reúnem para celebrar o que existe de sagrado e profano entre o céu e a terra. Servindo muita beleza e combinando a energia poderosa das balls com a temática mística, as apresentações são inspiradas nas noções de transcendência e conexão, representando o fluxo entre os planos e explorando a interseção entre a espiritualidade, a estética e a performance, trazendo para o palco uma celebração da dualidade humana, onde o celestial e o terreno se encontram em uma fusão de expressão artística e emoção, ampliando as formas de reconhecer, dialogar e produzir conhecimentos sobre arte e cultura brasileira.
Horário: das 19h às 21 horas.
Entrada: gratuita.
Classificação: livre (sujeito a lotação).
Local: Centro Cultural José Octávio Guizzo (rua 26 de agosto, 453, centro).
Mais informações: www.artenasestacoes.com.br.
Homenagem a Manoel de Barros – Em celebração a Manoel de Barros, atividades ocorrem ao longo do fim de semana. Neste sábado, será realizada a roda de conversa “A presença de Manoel de Barros na literatura contemporânea em MS”, com Wellington Furtado Ramos e Karina Vicelli.
Horário: 18h
Local: R. 13 de Junho, 2392
Entrada: gratuita
Leitura Integral de “Kramp” – O Sesc Teatro Prosa recebe uma programação especial de literatura com a leitura integral da obra “Kramp”, da escritora Maria Jose Ferrada. O evento, que faz parte da ação Hámor no Sesc, promete uma tarde de imersão literária. A ação Hámor no Sesc busca aproximar o público de importantes vozes da literatura regional e nacional, promovendo encontros que valorizam a palavra e estimulam o diálogo criativo. Classificação livre.
Horário: 16h
Local: Sesc Teatro Prosa – R. Anhanduí, 200 – Centro
Entrada: gratuita
DOMINGO (17)
Feira Bosque da Paz – Mais uma edição da feira acontece neste domingo(17) e a temática desta edição é ‘Black weekend’. Os expositores preparam ofertas imperdíveis, com produtos e preços únicos. Música e diversão no palco têm apresentações de Karla Coronel, Pagode do Vitão e Palhaço Pepa para divertir a criançada.
Horário: das 9h às 15h
Local: Bosque da Paz (rua Kame Takaiassu com rua das Folhagens, Carandá Bosque.
Entrada: gratuita
Som da Concha com Vozmecê e MC Anarandà – Neste domingo, a Concha Acústica Helena Meirelles, no Parque das Nações Indígenas, recebe mais uma edição do projeto Som da Concha, com shows do duo Vozmecê e da rapper indígena MC Anarandà. A noite abre com o lançamento do álbum “TROPICAPOLCA” de Vozmecê, duo formado por Namaria Schneider e Pedro Fattori, que traz uma fusão de ritmos brasileiros e influências sul-americanas. Em seguida, MC Anarandà apresenta “Kunã kuera em rima (Mulheres em Rima)”, misturando rap com a tradição indígena Guarani Kaiowá em um show poderoso e reflexivo, que inclui a participação de músicos e rezadeiras.
Horário: 18h
Local: Concha Acústica Helena Meirelles, Parque das Nações Indígenas, entrada pela Rua Antônio Maria Coelho, 5655, Carandá Bosque
Entrada: gratuita
Manoel de Barros – Evento em todo o fim de semana celebra a vida de Manoel de Barros, que morreu há dez anos. Domingo tem sarau com microfone aberto.
Horário: 18h
Local: Rua 13 de Julnho, 2392
Entrada: gratuita
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: