15 de novembro de 2024

Prefeitura libera obra de prédio alvo de protesto de funcionários de empresa em Varginha, MG


Segundo a prefeitura, após vistoria realizada na terça-feira (12), foi verificado que a obra realizou a instalação e manutenção das telas de proteção, além de outras medidas de segurança. A Prefeitura de Varginha (MG) liberou a obra do prédio que está sendo construído na Rua Professora Helena Reis, no Centro, que havia sido embargada no dia 25 de outubro.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Segundo a prefeitura, após vistoria realizada na terça-feira (12), foi verificado que a obra realizou a instalação e manutenção das telas de proteção, andaimes, bandejas e demais acessórios e peças de segurança, além de sinalização.
Ainda conforme a prefeitura, o Ministério do Trabalho não realizou nenhum apontamento que pudesse comprometer a segurança dos operários na obra ou moradores e pedestres no seu entorno, ou que justificasse manter o embargo da obra.
Rua Professora Helena Reis, no Centro de Varginha, foi fechada devido ao protesto feito por funcionários de empresa contra obra
Reprodução/EPTV
Por conta disso, conforme documento assinado pelo Setor de Fiscalização Imobiliária, foi autorizada a retirada do embargo para que a obra possa ter continuidade.
Protesto e embargo
A obra havia sido embarbada no último dia 25 de outubro após funcionários de uma empresa de tecnologia protestarem pedindo por mais segurança.
Segundo a prefeitura, no dia 26 de agosto deste ano, agentes da prefeitura e do CREA-MG estiveram na obra e determinaram a adoção de medidas a fim de resguardar a segurança e a integridade física de pessoas e, também, a preservação do patrimônio de terceiros.
Ainda conforme a prefeitura, um dia antes do embargo, a Ouvidoria Municipal recebeu nova reclamação inerente à segurança no local. Já no dia 25 de outubro, os fiscais da Prefeitura Municipal retornaram à obra e, constatando que as medidas determinadas pelo Poder Público não foram atendidas, embargaram a obra integralmente.
De acordo com a prefeitura, a obra somente seria liberada após as providências necessárias à preservação da integridade física de pessoas no entorno, bem como da proteção do patrimônio de terceiros.
A prefeitura acrescentou que a obra foi devidamente licenciada e possui alvará de construção expedido em 29 de março de 2022.
Protesto de funcionários de empresa
Um protesto fechou uma das ruas da área central de Varginha (MG) na manhã do dia 25 de outubro. A situação aconteceu na Rua Professora Helena Reis, onde há um prédio em construção que tem causado insegurança a funcionários de uma empresa ao lado.
A manifestação foi feita por funcionários de uma empresa de tecnologia. Cerca de 40 trabalhadores se concentraram e carros foram usados para bloquear a rua, que é uma das principais vias de acesso ao Centro. A diretoria também esteve no local.
De acordo com a empresa, a construção de um prédio tem causado insegurança já que não possui telas protetoras revestindo a obra. Os funcionários alegam risco de vida e que a obra seria irregular.
Conforme os relatos, objetos como pregos e martelos já chegaram a cair dentro da empresa. Uma das últimas ocorrências envolveu a queda de madeira, que teria causado um vazamento de água e trouxe transtornos.
Empresa manifesta insegurança contra prédio em construção no Centro de Varginha; rua foi fechada
Lorena Vale/EPTV
Devido ao protesto, a via foi fechada pela manhã. Motoristas precisaram ter paciência e enfrentar rotas alternativas, considerando o tempo chuvoso. Uma equipe da Guarda Civil Municipal esteve no local.
A empresa Barbosa Incorporadora, que é a construtora responsável, informou que a obra está em constante fiscalização pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e pelo Código de Postura da Prefeitura de Varginha. Afirmou também que está ciente das regularizações a serem realizadas.
“A obra já possui bandejas de proteções e nesta data sendo instalada as telas de proteções em todo o perímetro da obra. Infelizmente pela força da natureza, as chuvas e fortes ventos causaram prejuízos, contudo, estamos comprometidos com a regularização da obra em conformidade com todas as normas e regulamentações exigidas”, informou a nota.
Ainda durante a manhã, depois que a empresa responsável pelo prédio iniciou a instalação de uma tela de proteção na obra, os funcionários liberaram o acesso e o trânsito na via.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Mais Notícias