Medidas são por causa das obras de revitalização da via entre as estações Santa Efigênia e Santa Tereza. Mudanças seguem até o dia 24 de novembro. Metrô de Belo Horizonte
Divulgação/MetrôBH
A partir desta sexta-feira (15), passageiros que utilizam o metrô de Belo Horizonte têm que esperar mais tempo pelos trens e para fazer baldeação nos horários de pico. Mudanças seguem até o domingo (24).
Segundo a concessionária que administra o serviço, as medidas são necessárias por causa das obras de revitalização da via entre as estações Santa Efigênia e Santa Tereza.
Nos dias úteis, o intervalo será de 13 minutos nos horários de pico e de 20 minutos nos demais – normalmente, essa espera é de 7,5 e de 15 minutos, respectivamente. Veja na tabela abaixo o tempo de espera em todas as datas:
Intervalo entre os trens do Metrô BH até 24 de novembro
Metrô BH/ Divulgação
Além disso, na estação Santa Tereza, durante os horários de pico, tem baldeação, ou seja, os usuários têm que desembarcar do trem e embarcar na via oposta para seguir viagem.
“Durante os dias de semana, fora do horário de pico, e nos finais de semana e feriados, a gente não vai ter baldeação, porém o impacto vem no tempo. Quando a gente não faz a baldeação, a distância entre os trens passa para 20 minutos. Então, é um tempo mais considerável. Por isso, a gente opta por fazer uma operação com baldeação”, explicou o responsável pela engenharia de operações e manutenção do Metrô BH, Aloisio Viana.
Metrô de BH terá intervalos maiores entre trens e baldeação nos horários de pico; veja cronograma
Segundo a concessionária, o período de intervenções em novembro foi escolhido por causa dos feriados dos dias 15 e 20, quando o número de passageiros diminui. A recomendação da empresa é que os usuários tentem chegar mais cedo às estações.
“O interessante para os usuários é que consigam se planejar, chegar um pouco mais cedo, para poder chegar ao seu destino no horário habitual”, afirmou Viana.
De acordo com ele, agentes da concessionária vão orientar os passageiros. As estações também têm informativos.
Obras
O metrô de Belo Horizonte foi concedido à iniciativa privada em dezembro de 2022. Entre as obrigações da empresa, estão a ampliação da linha 1, a construção da linha 2, com sete estações, e a realização de reformas.
Segundo a concessionária, as obras de revitalização da via permanente, iniciadas em novembro de 2023, têm o objetivo de tornar as viagens mais regulares e seguras, com menos ruído.
Elas incluem, por exemplo, a substituição dos trilhos, e são realizadas por partes – o trecho entre as estações Eldorado e Calafate foi o primeiro a ser concluído.
Metrô de Belo Horizonte
TV Globo/ Reprodução
As intervenções entre as estações Santa Efigênia e Santa Tereza começaram nesta quinta-feira (14) e terminam no dia 25 de novembro, antes da abertura das estações.
Já as obras da linha 2 começaram em setembro deste ano. A previsão de conclusão era outubro de 2027 e, agora, é 2029.
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