15 de janeiro de 2025

‘Pensei que ele estava morto’, diz filho de médico que foi ‘engolido’ por cratera no ES

Eurípedes Fernando Melo, de 84 anos, teve uma fratura no fêmur e está internado em quarto de hospital. Ele deve receber alta ainda esta semana. O filho do médico que foi ‘engolido’ por uma cratera na calçada em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, nesta segunda-feira (1º), disse que quando recebeu e viu as imagens do acidente, pensou que Eurípedes estava morto. Alberto Soeiro, que também é médico ortopedista assim como o pai, comentou que a sobrevivência do pai com poucas sequelas foi um “milagre vivo”.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Eurípedes Fernando Melo, de 84 anos, estava andando na calçada quando, de repente, o piso cedeu e ele caiu em um buraco com cerca de 2 metros. Parte do muro também caiu e foi em direção à vítima. Pessoas que passavam no local correram para ajudar e participaram do resgate do médico.
“Pensei que a pessoa estava morta. Essa foi a primeira reação. Tanto que eu nem tinha visto as imagens ainda. Depois que eu vi as imagens e que eu percebi que era meu pai, era para ele estar morto, era para eu estar enterrando meu pai agora”, relatou o filho.
Eurípedes teve apenas o fêmur fraturado após cair em cratera no Espírito Santo e está internado em hospital
Acervo pessoal
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Alberto estava atendendo um paciente quando recebeu a notícia de que o pai dele tinha sofrido um acidente.
“Um representante de laboratório veio correndo aqui e me falou que meu pai tinha sofrido um acidente aqui perto. Terminei o atendimento rapidinho e desci. Quando eu desci, ele já tinha sido retirado do buraco e estava recebendo os primeiros atendimentos dentro da ambulância”, contou Alberto.
Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, foi realizar obras em buraco em que médico de 84 anos caiu
Reprodução/TV Gazeta
Agilidade no atendimento
O filho pontuou que a rapidez durante todo o resgate do pai foi fundamental para a recuperação.
” Importantíssimo o primeiro atendimento lá na ambulância. A gente sabe que o primeiro atendimento é o que define como vai ser a história da evolução do trauma. O atendimento ali na ambulância foi todo perfeito, imobilização do membro fraturado, avaliação para ver se tinha fratura de bacia. Tudo feito com a ambulância parada ali. Não é colocar o paciente e sair correndo. Mesmo perto do hospital eles fizeram todo o atendimento ali mesmo”, explicou.
Mesmo com a imagem impressionante da queda, Eurípedes teve apenas uma fratura no fêmur. O médico passou por cirurgia e estava na UTI. Ele foi encaminhado para o quarto nesta terça-feira (2).
Vídeo mostra idoso sendo engolido por cratera aberta em calçada em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo
Divulgação
LEIA TAMBÉM:
Vídeos mostram socorro e resgate de médico ‘engolido’ por cratera no ES
Raízes de árvores podem ter causado cratera que ‘engoliu’ homem em calçada em Cachoeiro, ES
O ortopedista, no entanto, ainda não tem data certa para receber alta, mas o filho está otimista e acredita que ele deve ir para casa ainda nesta semana.
“Ele teve uma fratura exposta do fêmur e só! Não teve lesão de tórax, abdômen e outras partes do corpo. Ele nem teve esmagamento, porque em um acidente desses o esmagamento de partes moles muitas vezes gera a morte. Um milagre vivo”, pontuou o filho.
Agradecido
Cratera abre em calçada e homem que passava pelo local é engolido pelo buraco
Alberto comentou que uma das primeiras coisas que o pai falou no hospital foi pedir para agradecer as pessoas que o ajudaram a sair do buraco.
“Ele falou para mim ontem à noite e pediu para descobrir o nome das pessoas que tiraram ele daquele buraco. Eu pensei assim: ‘Pai, você está preocupado com isso?’ Ele falou que estava e que quer agradecer as pessoas que tiraram ele daquele buraco”, disse o filho.
Eurípedes contou ao filho que, após cair no buraco, também viu o muro caindo na direção dele e que parou a poucos centímetros do peito dele.
Depois que tiver alta, o médico deve demorar alguns meses para se recuperar totalmente.
“A fratura já está estabilizada, foi colocada uma haste, mas tem a lesão de partes moles. Ele vai levar alguns meses até voltar a trabalhar. Mas o milagre foi desde o início até todo o atendimento dele. Um milagre que começou no buraco e toda a corrente de atendimento que ele recebeu”, relatou Alberto.
O filho disse que ficou surpreso com a quantidade de mensagens que recebeu de pessoas de todo o Brasil que viram a imagem impressionante do pai caindo no buraco e ligaram para saber se Eurípedes estava bem.
Ajuda
Vídeos mostram resgate de médico que foi ‘engolido’ por cratera em calçada
Vídeos feitos por pedestres que passavam mostram como foi o resgate do médico “engolido” por um buraco que se abriu na calçada em Cachoeiro, nesta segunda (1º). Ao menos cinco pessoas participaram do socorro até a chegada de uma equipe médica.
Segundo o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), o problema na calçada pode ter sido causado pelas raízes de uma árvore.
Em outro momento das imagens, um grupo tenta conseguir uma corda para tentar tirá-lo do buraco. É possível ver a vítima deitada com três pessoas em volta. Eurípedes está com os braços atrás da cabeça.
Depois, uma equipe de socorro médico chega com uma maca e consegue retirá-lo. Eurípedes é levado para uma ambulância, e as pessoas aplaudem.
Possíveis causas
Após o acidente, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim enviou equipes até o local e a concessionária de água BRK também foi acionada, mas analisou que o ocorrido não tem relação com as redes de água de esgoto operadas pela concessionária.
Um estudo feito pelo município há quatro anos mostrou que outros seis pontos da cidade estão em situação de risco por causa da rede antiga.
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) apontou que uma ruptura foi identificada na rede de drenagem na região, provavelmente ocasionada por raízes de árvores no local.
“Neste trecho, especificamente, existe uma rede de drenagem mista, que recebe tanto a contribuição de água quanto de esgoto. Próximo dela há uma árvore com raízes atingindo não só o muro, mas essa rede. A gente acredita que houve ali um vazamento. Essa água começou a retirar a camada de solo e outros elementos ali de base e próximo ao pavimento, o que ocasionou o afundamento da calçada, do passeio e consequentemente a queda do muro”, explicou Erivelto Diogo da Silva, engenheiro do Crea.
Funcionários da Prefeitura de Cachoeiro foram ao local onde cratera se abriu em calçada e engoliu homem
Prefeitura de Cachoeiro/Divulgação
A prefeitura informou também que já está realizando nesta terça-feira o reparo da calçada que cedeu e também da rede de drenagem, além de fazer o mapeamento da rede em toda a avenida onde aconteceu o acidente.
Um estudo feito pelo município há quatro anos apontou outros 6 pontos da cidade em situação de risco por causa da rede antiga.
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Mais Notícias