Instituição atua no tratamento do câncer infantil; antes do período pandêmico, 300 pessoas prestavam serviços à entidade e, atualmente, são apenas 100 voluntários. Grendacc faz campanha para atrair mais voluntários
O Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc) de Jundiaí (SP) enfrenta uma diminuição drástica de voluntários. Antes da pandemia, 300 pessoas prestavam serviços à entidade; hoje, são apenas 100.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
O grupo atende crianças e adolescentes desde o diagnóstico do câncer ao início da quimioterapia e acompanhamento dos pacientes depois que o tratamento é finalizado.
Giovanna Passos é uma das pacientes do Grendacc. Ela conta que gosta de como é recebida no espaço. A mãe dela, Gislaine Passos, diz que o trabalho voluntário é como de “anjos da vida”.
“São pessoas surreais, que a gente acaba levando para a vida, para o coração. O tratamento já é pesado, intenso, a gente fica nervosa, mas eles [voluntários] trazem leveza, paz e tranquilidade, fazem o ambiente ser mais tranquilo”, destaca Gislaine.
Gislaine Passos, de camisa verde, com sua filha à direita, no Grendacc, em Jundiaí (SP)
Reprodução/TV TEM
No Grendacc, os voluntários acompanham as crianças e organizam bazares de roupas – responsáveis por arrecadar 6% da renda da entidade. As doações representam 35% da receita do hospital.
“Eu tive um câncer há dois anos e recebi tanto amor que, quando acabei o tratamento, descobri uma forma de ajudar outras pessoas. Aqui no bazar, me sinto fazendo isso”, conta a voluntária Carol Scapineli.
Voluntária Carol participa da organização do bazar do Grendacc em Jundiaí (SP)
Reprodução/TV TEM
Atualmente, 16 pacientes estão em tratamento de quimioterapia no Grendacc e mais de 80 passam por consultas e exames.
A voluntária da brinquedoteca do hospital Erika Branconaro conta que já está há 15 anos com o grupo e que sente que realmente faz a diferença na vida das crianças.
“É uma delicia estar aqui e saber que a gente consegue tocar vidas, me sinto extremamente útil. Falo que é uma função que nada supera essa vontade de estar aqui com elas (crianças) e de ter essa troca. Sou uma outra pessoa porque descobri que sou amada tanto quanto eu amo”, finaliza Erika.
À esquerda, Giovanna Passos e, à direita, Erika Branconaro, que é voluntária no Grendacc há 15 anos em Jundiaí (SP)
Reprodução/TV TEM
Como ser voluntário?
Existem diversas formas de se voluntariar no Grendacc. Os interessados podem ser voluntários presenciais, atuando diretamente na sede do hospital; virtuais, que atuam com conteúdos da entidade na internet; voluntários da Nota Fiscal Paulista, que cadastram cupons ajudando a aumentar os valores arrecadados para a instituição, e voluntários de eventos.
Para ser voluntário é necessário preencher formulários que estão disponíveis no site da entidade. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (11) 4815-8440.
Grendacc está enfrentando falta de voluntários em Jundiaí (SP)
Reprodução/Grendacc
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM