15 de janeiro de 2025

VÍDEO: Peixes ficam acumulados em barragem após chuva no interior do RN

Cena foi registrada no açude Gangorra, em Rafael Fernandes, no Oeste potiguar. Especialista diz que espécie está em período de reprodução. Peixes ficam acumulados em açude no interior do RN
Uma grande quantidade de peixes acumulados em uma área do açude Gangorra, em Rafael Fernandes, no Oeste potiguar, chamou a atenção de moradores do município, que registraram a cena. O caso aconteceu após as fortes chuvas registradas na região nesta semana.
Segundo Telton Ramos, coordenador do Instituto Peixes da Caatinga e pesquisador da UFPB, provavelmente os peixes ficaram presos em áreas rasas, após as chuvas pararem. De acordo com ele, muitos rios baixam rapidamente após o grande fluxo de água.
“Choveu bastante, teve muita água, mas a água baixa rapidamente, quando para de chover, e eles ficam todos acumulados num determinado local”, diz.
De acordo com Telton, a espécie de peixe mostrada no vídeo é conhecida popularmente como curimatã, que está no período de reprodução.
Peixes acumulados em barragem de Rafael Fernandes, RN
Reprodução
“Nesse período as águas dos rios ficam barrentas e muitas espécies sobem os rios num processo conhecido como piracema. Esses peixes sobem os rios para se reproduzir nas porções mais altas dos rios. É justamente isso o que acontece nesse vídeo”, afirmou o pesquisador.
Embora o período de defeso já tenha encerrado no final de fevereiro, o especialista defende que é importante evitar a pesca da espécie no período de reprodução.
“Pescar esse peixe no período é prejudicial à pesca e à diversidade de peixes na bacia. As fêmeas estão ovadas e estão subindo os rios para reproduzir, e é assim que vão garantir a próxima geração de peixes nessa bacia. O ideal é pegar esses peixes e colocar acima da barragem. Em tese as pessoas poderiam pescar esse peixe, mas o ideal é que não aconteça nesse momento”, considerou.
Peixes ficam amontoados após fortes chuvas no interior do RN
Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN

Mais Notícias