20 de setembro de 2024

Adolescente que gravou transmissão ao vivo comemorando supostos crimes é pego com carro roubado no litoral de SP

Ele e outro menor foram liberados, já que situação não foi em flagrante. Ele roubou um veículo no dia 30 de março. Adolescente que fez ‘live’ em Guarujá confessou ter roubado carro branco poucos dias antes
Redes sociais e Reprodução/Instagram
Dois adolescentes, de 17 anos, incluindo um dos jovens que fez uma transmissão ao vivo comemorando supostos crimes em Guarujá, no litoral de São Paulo, foram conduzidos e ouvidos na delegacia após serem flagrados com um carro roubado. Eles confessaram que praticaram o crime dois dias antes. Segundo apurado pelo g1, os jovens foram liberados aos responsáveis por não se tratar de flagrante.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O roubo do carro ocorreu no sábado (30), na região da Enseada, mas o veículo foi recuperado por volta de 1h30 da última segunda-feira (1º). Segundo a Polícia Militar, uma equipe patrulhava pela Estrada de Pernambuco quando se deparou com o automóvel, próximo ao cruzamento com a Rua Araguaçu, ocupado por quatro jovens – sendo dois adolescentes e os outros maiores de idade.
Como já tinha conhecimento que se tratava de um carro roubado, a PM abordou os suspeitos. Nada de ilícito foi encontrado com eles ou dentro do veículo. Questionados sobre a procedência, no entanto, os menores confirmaram ter efetuado o roubo dias antes.
Liberados por ausência de flagrante
Diante da confissão, os agentes algemaram os adolescentes por risco de fuga, os encaminharam à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Enseada e, posteriormente, à Delegacia Sede de Guarujá. O veículo foi apreendido.
O g1 apurou que o proprietário reconheceu os adolescentes como autores do crime. Como a abordagem da PM não ocorreu em flagrante, eles foram liberados aos responsáveis, que compareceram à delegacia sob compromisso de se apresentarem à Promotoria de Justiça de Guarujá.
O caso foi comunicado à Vara da Infância e Juventude da comarca e encaminhado ao Ministério Público. Caso o órgão determine a apreensão dos menores, por meio de representação, a Polícia Civil cumprirá.
Lives no Instagram
Trio de bicicleta grava live após praticar supostos assaltos em Guarujá: ‘foi show’
A Polícia Civil de Guarujá investiga imagens que mostram três homens comemorando supostos assaltos na cidade. O g1 teve acesso a uma das publicações que mostra o trio em bicicletas no bairro da Enseada e diz: “Na praia do Guarujá é tudo nosso. O que não for nóis toma” (veja acima).
Os três aparecem em transmissões ao vivo pelo Instagram. Um deles é o adolescente apreendido pelo roubo do carro. Além da gravação, ele chegou a publicar, nos stories, uma foto do próprio rosto com várias notas de R$ 50, R$ 100 e um celular.
Foram feitas duas lives [transmissões ao vivo] próximo à Avenida da Saudade. Em uma delas, o autor escreveu na legenda: ‘Nóis que tá no momento fio. Só problemático assaltante krlh [sic]’. Muitos seguidores que assistiam deixaram comentários se divertindo com a situação.
Os advogados Thyago Garcia e Matheus Tamada afirmaram ao g1 que, mesmo que o assalto não tenha ocorrido, a conduta pode se enquadrar em apologia ou incitação.
“Embora a exibição dos produtos em si não seja diretamente tipificada como crime no CPB [Código Penal Brasileiro], essa conduta pode ser enquadrada no Artigo 286 se for considerada uma forma de incitação ou apologia ao crime”.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Mais Notícias