18 de novembro de 2024

Voluntários ajudam na reconstrução do Morro da Baleia em Jundiaí após incêndio


Grupo ajudou na produção dos aceiros, que são barreiras para conter os incêndios florestais. Morro pegou fogo por três dias seguidos em abril deste ano. Voluntários ajudam a reflorestar área atingida por incêndio em Jundiaí
Um grupo de voluntários de Jundiaí (SP) se reuniu para ajudar a reflorestar o Morro da Baleia neste sábado (16).
Uma área equivalente a 63 campos de futebol ficou destruída após um incêndio que durou três dias, em abril de 2024. Conforme apurado pela TV TEM, foram 450 mil metros quadrados queimados em frente ao terminal rodoviário do município.
Voluntários ajudam na reconstrução do Morro da Baleia em Jundiaí
TV TEM/Reprodução
Organizada pelo Coletivo Japy, os integrantes ajudaram na produção dos aceiros, que são espaços de terra entre as vegetações. Elas podem ajudar no combate ao fogo, impedindo que ele se alastre com facilidade.
“O mato cresce muito rápido, então precisamos delimitá-lo próximo das mudas para que não haja essa competição, que impede que as mudas cresçam”, explica Larissa Pereira, cofundadora do Coletivo Japy.
Incêndio de grandes proporções atinge Morro da Baleia em Jundiaí
Arquivo Pessoal/Daniel Carrero/ DCC Aero Soluções
O trabalho dos voluntários começou em junho, com a plantação de diversas mudas. Até este sábado (16), mais de 200 novas árvores foram plantadas no local.
É a primeira vez que Cleber Possani participou ativamente na ajuda da reconstrução do Morro da Baleia. De acordo com ele, a reflorestação da natureza é extremamente necessária.
“A cidade inteira está pegando fogo. Quando descobri que havia gente trabalhando contra isso, decidi vir e ajudar [na reconstrução]”, comenta.
Voluntários ajudam na reconstrução do Morro da Baleia em Jundiaí
TV TEM/Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias