18 de novembro de 2024

Amigos se interessam por medicina legal e anatomia e prestam vestibular da USP juntos em Piracicaba


Giovana Segatelli, de 21 anos, e Matheus Trindade, de 24, fazem a 1ª fase da Fuvest neste domingo (17). Curso é o mais concorrido da Universidade de São Paulo, com 96,5 candidatos por vaga. Os amigos Giovana Segatelli, de 21 anos, é Matheus Trindade, de 24, prestam o vestibular da Fuvest em Piracicaba para medicina, o curso é o mais concorrido da USP, com 96,5 candidatos por vaga.
Rafael Bitencourt/g1
Juntos, os amigos Giovana Segatelli, de 21 anos, é Matheus Trindade, de 24, prestam o vestibular da Fuvest para medicina, o curso é o mais concorrido da Universidade de São Paulo (USP), com 96,5 candidatos por vaga. Os jovens fazem a primeira fase da prova em Piracicaba (SP), no campus da Anhanguera, neste domingo (17).
TEMPO REAL: Fique por dentro da Fuvest 2025
Veteranos no vestibular: A motivação e os caminhos que os levaram à escolha são diferentes. Giovana começou a se interessar por medicina já no ensino médio, quando fez um cursinho preparatório de anatomia. A jovem faz a prova pela quarta vez. – 📝Leia detalhes, abaixo.
Matheus já cursava fisioterapia quando o desejo por medicina começou a falar mais alto. “Penso em dedicar à medicina legal, voltada à investigação, ou à psiquiatria, focado em estudos da mente”, detalhou.
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
Matheus Trindade faz o vestibular para medicina em Piracicaba.
Rafael Bitencourt/g1
Interesse a partir de curso de anatomia
Giovana, que é de Piracicaba (SP), começou a se interessar pela área durante o terceiro ano do ensino médio. “Fiz um curso online preparatório de anatomia, e aí comecei a gostar”, contou.
“Mas decidi mesmo prestar medicina no primeiro ano de cursinho”, aponta a jovem, que presta o vestibular pela quarta vez.
Caso seja aprovada, ela tem preferência por cursar a graduação em Ribeirão Preto e já pensa em que setor específico atuar. “Quero atuar na área acadêmica da medicina”, afirma.
Giovana diz que a família está orgulhosa de sua escolha. “Com exceção de um tio distante, não tem nenhum médico na família”, completa.
Giovana Segatelli presta vestibular para medicina, neste domingo (17), e pretende escolher o campus de Ribeirão Preto, caso aprovada.
Rafael Bitencourt/g1
Medicina legal ou psiquiatria
Natural de Capivari, Matheus Trindade, de 24, também presta o vestibular para medicina. Entre os anos de 2019 e 2020, o jovem chegou a cursar a graduação em Fisioterapia, também na USP. “No curso de fisioterapia eu me interessei pela área de medicina”, relatou.
Matheus disse que, se aprovado, deverá escolher cursar a graduação no campus da USP em Ribeirão Preto (SP).
Quanto à atuação, o jovem pensa em se dedicar ou à área de medicina legal, voltada à investigação, ou à psiquiatria, focado em estudos da mente e análises de doença.
Movimentação intensa de candidatos faltando na unidade da Anhanguera em Piracicaba, um dos locais de prova da Fuvest na cidade.
Antonio Trivelin/g1
Fuvest
A região de Piracicaba (SP) tem 3.840 estudantes inscritos para realizar o vestibular 2025 da Universidade de São Paulo (USP), aplicado pela Fundação para o Vestibular (Fuvest), neste domingo (17).
São 2.528 inscritos em Piracicaba e 1.312 em Limeira. Em Piracicaba, os locais de prova são os seguintes:
Unimep − Campus Centro – Rua Rangel Pestana, 762, Centro
Faculdade Anhanguera – Rua Santa Catarina, 1.005, Água Branca
Candidatos conferem dados antes de entrar no campus da Anhanguera em Piracicaba, um dos pontos de aplicação do vestibular da Fuvest na cidade.
Antonio Trivelin/g1
Em todo o Brasil, 107.330 candidatos foram inscritos para a realização da prova da Fuvest, incluindo 11.213 treineiros. Sem treineiros, o número total é de 96.117 mil vestibulandos.
Horários da 1ª fase⌚
Abertura dos portões: 12h
Início da prova: 13h
Duração da prova: 5h na primeira fase
Saída da sala: Após a reabertura dos portões, às 16h
Movimentação de candidatos em frente ao campus Centro da Unimep em Piracicaba, um dos pontos de aplicação da prova da 1ª fase da Fuvest.
Claudia Assencio/g1
A Fuvest recomenda que os candidatos conheçam com antecedência o trajeto até o local em que está designado para realizar a prova, para evitar atrasos no dia. Melhor ainda se puder fazer isso no domingo anterior à prova.
Não haverá tempo adicional para transcrição na folha de respostas oficial. Então, lembre-se de controlar seu tempo utilizando o relógio da sala.
Estudantes realizaram a primeira fase da Fuvest em 2023
ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
O que não pode levar 🚫
Para garantir que o vestibular seja justo para todas as pessoas, materiais estranhos à realização da prova serão proibidos, e casos específicos poderão ser analisados. Será proibido o uso de:
Relógio individual de qualquer tipo;
Equipamento eletrônico, como calculadora,
Telefone celular, computador, tablet, reprodutor de áudio, máquina fotográfica, equipamento eletrônico do tipo vestível (como smartwatch, óculos eletrônicos, ponto eletrônico) etc.;
Material impresso ou para anotações;
Corretivo de qualquer material ou espécie;
Caneta hidrográfica ou outras, diferentes de caneta esferográfica;
Caneta marca-texto, compasso ou lápis com tabuada;
Gorro, boné, chapéu ou similares, óculos de sol;
Protetor auricular, fone de ouvido ou similares;
Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.
Como é composta a prova da 1ª fase? ✍️
A primeira fase do vestibular é realizada presencialmente em um único dia, em até cinco horas. São 90 questões no formato múltipla escolha, com cinco alternativas, em que apenas uma delas é correta.
O conteúdo da prova é de Conhecimentos Gerais e aborda as disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio, sendo algumas questões interdisciplinares:
Biologia
Física
Geografia
História
Inglês
Matemática
Português
Química
Carreiras mais concorridas 🎓
Como em anos anteriores, cursos na área de saúde continuam sendo altamente procurados, o que reflete uma tendência de mercado de trabalho voltada para a saúde, bem-estar e saúde mental.
Medicina segue como o curso mais concorrido, com uma relação de 96,5 candidatos por vaga, uma diminuição em relação ao ano passado, quando a relação era de 117,6 (veja abaixo).
Assim como no último ano, os cursos mais concorridos serão Medicina, Psicologia e Relações Internacionais. Veja a lista abaixo dos cursos mais concorridos.
Medicina em São Paulo, Ribeirão Preto e Bauru: 96,5 candidatos por vaga
Psicologia em São Paulo: 55,6 candidatos por vaga
Psicologia em Ribeirão Preto: 35,3 candidatos por vaga
Relações Internacionais: 42,5 candidatos por vaga
Audiovisual: 32,3 candidatos por vaga
Publicidade e Propaganda: 28,6 candidatos por vaga
Ciências Biomédicas: 26,3 candidatos por vaga
Jornalismo: 26,2 candidatos por vaga
Medicina Veterinária: 20,5 candidatos por vaga
Fisioterapia: 20,3 candidatos por vaga
A relação dos demais cursos pode ser conferida no site oficial do vestibular (clique aqui).
A segunda etapa do exame, dividida em dois dias, deve ocorrer em 15 e 16 de dezembro. Provas de habilidades específicas devem ser aplicadas entre 9 de dezembro de 2024 e 9 de janeiro de 2025.
Calendário Fuvest 2025
Divulgação dos locais de prova: 01/11/2024
1ª Fase Fuvest 2025: 17/11/2024
2ª Fase Fuvest 2025: 15/12 e 16/12/2024
Provas de competências específicas: entre 09/12/2024 e 09/01/2025, a depender da carreira
Divulgação do resultado da Fuvest 2025: 24/01/2025
Fuvest 2025: primeira fase do vestibular mais concorrido do país será neste domingo
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Mais Notícias