Espaço sem colunas, mesa de 20 metros e 134 reuniões preparatórias: os bastidores do encontro que reúne os líderes mais poderosos do planeta. Nos bastidores do G20: os detalhes e os encontros que colocam o Brasil no centro das decisões globais
O mundo volta as atenções para Copacabana, no Rio de Janeiro, onde alguns dos principais líderes globais estarão reunidos nos próximos dias. No Forte de Copacabana, o presidente Lula se encontrou neste domingo (17) com líderes de nove países.
As reuniões acontecem em um espaço de 130 metros livres de colunas. A mesa principal, com 20 metros de comprimento por sete de largura, conta com 58 lugares.
O Brasil ocupa uma posição de destaque no centro da mesa, tendo a Índia de um lado e África do Sul do outro. Os demais países membros, países convidados e algumas organizações internacionais completam os assentos da mesa principal.
Ao redor dessa mesa central, há outras duas destinadas a acomodar os muitos assessores que auxiliam no evento.
“O G20 tem uma dimensão significativa: representa dois terços da população global e 82% do PIB mundial”, destacou Mauro Vieira, Ministro das Relações Exteriores.
Entre as principais pautas deste ano estão o desenvolvimento sustentável, a reforma de organizações internacionais, como a ONU, e o combate à desigualdade.
Amanhã, será criada oficialmente a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, uma proposta brasileira que conquistou a adesão internacional.
“É uma espécie de banco de dados de várias iniciativas dos mais diferentes países no combate à fome e à pobreza. É uma iniciativa muito importante que coloca o Brasil numa posição de destaque internacional nessa área”, explicou Mauro Vieira.
Desde o ano passado, o G20 poderia ser chamado de G21, já que a União Africana se juntou oficialmente aos 19 países e à União Europeia que já integravam o grupo.
A reunião dos chefes de estado é o capítulo final de um ano inteiro de conversas. Foram realizadas 134 reuniões oficiais em 15 cidades brasileiras, reunindo ministros e autoridades dos países membros.
O G20, que significa “grupo dos 20”, foi criado em 1999 com o objetivo de promover a cooperação econômica entre as maiores economias do mundo. Hoje, o encontro vai além das questões econômicas e se tornou um espaço mais político do que diplomático.
É menos formal, mas igualmente estratégico: um grande bate-papo entre os governantes mais poderosos do planeta, onde decisões que impactam bilhões de pessoas podem ser tomadas.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.