Caminhada de Mães em Ação pelos Direitos de seus Filhos saiu do Centro Integrado Bem-Me-Quer e foi até a Unidade Saúde da Família. Caminhada percorreu a rovodia da ilha
Ana Clara Marinho/TV Globo
Nesta terça-feira (2), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, mães, parentes, amigos e conselheiros distritais se reuniram em frente ao Centro Integrado Bem-Me-Quer, em Fernando de Noronha. O local foi o ponto de partida da participar da ‘1ª Caminhada de Mães em Ação pelos Direitos de seus Filhos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
A dona de casa Patrícia Morais tem um filho de 7 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ela foi uma das organizadoras do evento para chamar atenção da comunidade.
“Esse movimento tem o objetivo de chamar atenção para que as pessoas se conscientizem e aprendam o que é autismo e tantos outros aspectos. Nós também queremos a ajuda do governo para termos mais profissionais de apoio para a terapia”, falou a organizadora da caminhada.
Patrícia Morais lidera um grupo de mães de autistas na ilha. Segundo ela, Noronha conta com mais de 30 pessoas com TEA, entre crianças nessa condição.
A vendedora Natália Melo tem um filho de 3 anos com autismo e também participou do evento. “Eu gostaria que os órgãos competentes dessem mais apoio. Meu filho não fala e não pode fazer acompanhamento fonoaudiológico porque o hospital não tem profissional para este atendimento”, falou Natália.
A assistente administrativa Juliana Barbosa também tem um filho de 5 anos com TEA. Ela participou da caminhada em busca acolhimento.
“Precisamos de acolhimento na parte de fono e profissionais de apoio porque as crianças precisam dessa ajuda. Além disso, ainda existe preconceito, inclusive de mães que não aceitam os filhos autistas. Isso dói porque a criança não progride”, declarou Juliana.
Com cartazes, os participantes da caminhada percorreram a BR-363. Eles foram acompanhados por militares da PM e do Corpo de Bombeiros que auxiliaram na organização do trânsito. O grupo foi até o Posto Saúde da Família (PSF).
Evento terminou em frente ao Posto Saúde da Família
Ana Clara Marinho/TV Globo
Os conselheiros distritais estiveram no evento e prometeram buscar colaboração para as mães de autistas.
“É um evento de suma importância para Noronha, precisamos correr atrás da causa para ajudar as crianças com esse diagnostico. É um compromisso do Conselho Distrital cobrar à Administração da Ilha e o governo do estado para que a gente traga profissionais para atender as crianças de Fernando de Noronha que precisam dessa ajuda”, disse o presidente do Conselho Distrital, Ailton Araújo Júnior.
O g1 entrou em contato com a Administração de Noronha para saber se o problema da falta de profissionais de apoio tem previsão de solução, mas, até a publicação desta matéria, não obteve resposta.
VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias| em G1 / PE / Pernambuco