18 de novembro de 2024

Russia ataca prédio residencial na Ucrânia e deixa 11 mortos


Duas crianças estavam entre os mortos nos ataques ocorreram na madrugada desta segunda-feira (18). Região nordeste da Ucrânia fica sem energia. Rússia ataca Ucrânia
TV Globo
Duas crianças estavam entre as 11 pessoas mortas quando um míssil russo atingiu um edifício residencial na cidade de Sumy, no nordeste da Ucrânia, segundo autoridades ucranianas. Outro ataque com míssil deixou o centro administrativo da região sem energia.
Oitenta e nove pessoas, incluindo 11 crianças, também ficaram feridas no ataque à cidade na noite de domingo, informou o serviço estatal de emergência da Ucrânia através do aplicativo de mensagens Telegram.
O ataque a Sumy ocorreu após uma manhã em que a Rússia atacou a rede elétrica da Ucrânia, no que Kiev disse ter sido um ataque “massivo” com 120 mísseis e 90 drones que matou pelo menos sete pessoas.
LEIA MAIS:
O que são os mísseis americanos ATACMS, que a Ucrânia poderá usar para atacar a Rússia
Biden autoriza Ucrânia a usar mísseis americanos de longo alcance contra a Rússia, diz jornal
Rússia lança ‘ataque massivo’ de 120 mísseis e 90 drones contra infraestrutura energética da Ucrânia
“A noite de domingo para a cidade de Sumy se tornou um inferno, uma tragédia que a Rússia trouxe para nossa terra”, disse Volodymyr Artyukh, chefe da administração militar de Sumy, em uma postagem no canal de mensagens Telegram da administração.
A administração militar disse que outro míssil atingiu infraestruturas críticas, deixando a cidade sem energia.
A Força Aérea da Ucrânia disse que as forças russas usaram dois mísseis balísticos Iskander-M e um míssil teleguiado Kh-59 no ataque noturno.
As equipes de resgate e todos os serviços necessários continuaram trabalhando no local e psicólogos prestaram assistência às pessoas afetadas, disse o Serviço Estatal de Emergência da Ucrânia no Telegram.
Mais de 400 pessoas foram evacuadas, acrescentou o Serviço.
Fotografias postadas no Telegram pelo Serviço Estatal de Emergência da Ucrânia mostraram bombeiros combatendo um incêndio que consumia carros e equipes de resgate transportando pessoas para fora de um prédio. Uma imagem mostrava um prédio de vários andares com quase todas as janelas quebradas e a fachada danificada.
Os promotores regionais de Sumy disseram que o ataque danificou 90 apartamentos, 28 carros, duas instituições educacionais e 13 edifícios.
A Reuters conseguiu verificar a localização de forma independente com o contorno, posição e design dos edifícios que correspondem ao arquivo e às imagens de satélite da área. A Reuters conseguiu confirmar a data com relatórios corroborantes do promotor local e dos serviços de emergência.
Não houve comentários imediatos de Moscou.
Ambos os lados negam ter como alvo civis nos seus ataques no território um do outro. Mas milhares de pessoas morreram desde o início de 2022 na invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia, a grande maioria deles ucranianos.
A Força Aérea da Ucrânia disse nesta segunda-feira (18) que abateu oito dos 11 drones russos durante um ataque nesta madrugada. Os militares ucranianos perderam mais três drones em seus radares, de acordo com comunicado.
A Rússia também usou dois mísseis balísticos Iskander-M e um míssil teleguiado Kh-59 para atacar a Ucrânia, disse a Força Aérea do país.
Esta reportagem está em atualização.

Mais Notícias