Cidade já havia colocado todas as unidades de saúde com horário de atendimento exclusivo pra pacientes com suspeita da doença. Guaxupé cria novo sistema de atendimento para pacientes com suspeita de dengue
Após de começar atendimento exclusivo em todas as unidades de saúde, Guaxupé deu início a mais uma ação para combater a dengue. Uma tenda foi montada ao lado do pronto-socorro com funcionamento em todos os dias da semana. No local, o paciente recebe a medicação necessária e também a soroterapia.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Guaxupé tem 431 casos confirmados de dengue, além de 2,7 mil registros prováveis da doença. Já segundo a prefeitura, são 2,5 mil confirmações.
Por conta disso, a tenda foi criada para contribuir no atendimento aos pacientes com sintomas e suspeita da doença na cidade.
“Essa é uma estrutura muito importante para a rede de saúde, uma vez que ela consegue desafogar as nossas unidades, onde os atendimentos [a outras comorbidades] também continuam acontecendo. Ao mesmo tempo também consegue desafogar o próprio pronto-socorro, uma vez que a dengue é uma doença incapacitante por um período de sete a dez dias, e as pessoas procuram por esse atendimento. Isso acaba trazendo muitas pessoas ao pronto-socorro, o que acaba congestionando os atendimentos de outras comorbidades. A tenda veio desafogar tanto as unidades de saúde quanto o pronto-socorro”, explicou o secretário de Saúde de Guaxupé, Adilson Iório Freitas.
Conforme o secretario, o atendimento na tenda se torna mais completo para os pacientes debilitados.
“Esse atendimento na tenda está mais completo. A facilidade da Santa Casa em fazer os medicamentos e a soroterapia. Então, o paciente chegou aqui, está mais debilitado, ele já vai direto fazer a medicação e a soroterapia. Hoje, nas nossas unidades de saúde, não temos essa condição, então, quando o paciente chega com debilidade, ele é encaminhado para que possa ser atendido na tenda da Santa Casa”, disse.
Dengue: Guaxupé implanta tenda para medicação e aplicação de soro a pacientes
Reprodução/EPTV
Para os atendimentos de suspeita de dengue, o secretário explicou que o morador deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima da casa dele. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h. Caso a procura pelo atendimento precise ser em outros horários, ele destacou que a tenda funciona todos os dias das 7h às 19h. Além disso, há ainda a unidade do Jardim Aviação, que funciona aos sábados, domingos e feriados das 8h às 16h.
Novo fumacê
Além da novidade no atendimento, Guaxupé iniciou, ainda, um novo sistema de fumacê na cidade.
Por esse novo método, o mosquito adulto é combatido por meio da aplicação aeroespacial de inseticida dentro das casas dos moradores.
“Essa é uma ferramenta que chega em uma hora excelente e essa ferramenta é um pouco diferenciada. Ela não combate exatamente os focos, ela combate o mosquito adulto. Então, por isso a necessidade de anuência do cidadão em deixar que os nossos agentes adentrem às casas, façam a aplicação e, logo depois, a casa precisa ser fechada por, pelo menos, meia hora para o produto agir”, falou.
Prefeitura recebe novo modelo de aplicação do fumacê em Guaxupé
O secretário destacou que esse método é feito atrelado ao fumacê pelas ruas, para acabar também com os focos do mosquito.
“Então, matando o mosquito adulto e eliminando os focos, agindo nessas duas frentes, a gente consegue diminuir, pelo menos, os casos de dengue”, disse.
Para a aplicação do produto, a Guarda Municipal acompanha os agentes da prefeitura para que os moradores possam ter certeza de que são servidores de combate à dengue.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas