19 de novembro de 2024

Empresários celebram inauguração do porto de Chancay no Peru; ‘Acre passa a ser uma porta de entrada para o Brasil’


Comitiva de empresários e autoridades acreanas participaram da inauguração da 1ª etapa da obra. Megaporto de Chancay foi concebido como parte da nova ‘rota da seda’, Empresários acreanos celebram inauguração do porto de Chancay no Peru
Autoridades e empresários do acre participaram da inauguração, no dia 14 de novembro, do megaporto de Chancay, no Peru, localizado a 80 quilômetros de Lima, capital do país vizinho, que contou com a presença do presidente chinês, Xi Jinping.
Entre as muitas expectativas comerciais, uma delas é que o Acre se torne um importante ponto logístico da Rota Interoceânica.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
“O novo porto vai ser de suma importância para o desenvolvimento do estado do Acre, porque ele conecta, ele complementa a nossa rota interoceânica que já está em operações, apesar de estar passando por melhorias, mas ela já está em operações e esse porto vai possibilitar a complementação dessa rota conectando o estado do Acre. Com toda a logística internacional pelo Pacífico”, afirmou o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre, Assurbanípal mesquita.
Ainda segundo ele, o Acre vem trabalhando com diversas instituições “para poder aumentar a atividade econômica por esse corredor e esse porto representa exatamente o incremento o que o estado precisa para fortalecer essa nossa rota”.
O presidente da China, Xi Jinping, participou da inauguração da 1ª fase do porto de Chancay no Peru
EPA via BBC
Nova rota da seda
Iniciada há oito anos, a obra tem importância estratégica para as relações comerciais da China com toda a América do Sul. Nesse contexto está o Acre, que integra a mais importante rota rodoviária entre o Brasil e o Peru pela Rodovia Transoceânica.
O megaporto de Chancay foi concebido como parte da nova ‘rota da seda’, iniciativa estratégica que há anos vem sendo implementada para aumentar o comércio da China com a região.
Ao mesmo tempo em que a obra proporciona uma grande capacidade de desembarque de mercadorias chinesas na América do Sul, também possibilita o transporte dos produtos da região para o mercado asiático. Principalmente minérios, como lítio e cobre, e produtos agrícolas, como a soja.
A estimativa é que o porto possa diminuir em até 15 dias a viagem entre os continentes. Um investimento de aproximadamente R$ 20 bilhões, liderado pelo governo chinês. Além da vantagem em termos geográficos, a profundidade da baía de Chancay permite ao porto capacidade para receber os maiores navios cargueiros do mundo, que podem transportar até 24 mil contêineres.
Quando estiver concluído, o porto peruano de Chancay será o maior da América do Sul
Getty Images via BBC
O presidente da Associação Comercial do Acre (Acisa), Marcelo Moura, elogiou a grandiosidade da infraestrutura e afirmou que um novo tempo nas relações comerciais entre a América Latina e a Ásia começam agora.
“Acreditamos que o Acre tem muito a ganhar com isso. O Brasil através do Acre e com certeza estaremos voltando dessa visita com grandes propostas, com boas propostas para que a gente consiga inserir o nosso estado nesse momento da economia da América do Sul. O Peru passa a ser um hub logístico da América do Sul. E o Acre passa a ser uma porta de entrada para o Brasil”, afirmou.
O presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Luiz Gonzaga, participou de reuniões com o presidente do congresso peruano, para discutir a criação de um centro aduaneiro integrado e melhorias no transporte de cargas e voos comerciais.
“Nós estamos aqui vivendo um momento histórico. A inauguração de um porto que se Deus quiser vai mudar em muito o nosso estado do Acre. Vai desenvolver, crescer, porque a partir de agora nós teremos oportunidade de exportar os nossos produtos para o maior continente do mundo. Mais de 50% da população mundial está na Ásia”, finalizou.
O megaporto recém-inaugurado pela China no Peru (e seu impacto para o Brasil)
Estudo conclui que estrada entre AC e Peru geraria prejuízo social de R$ 960 milhões: ‘mais custos do que benefícios’
Organizações voltam a se manifestar contra estradas que cortam territórios indígenas na fronteira entre AC e Peru: ‘Ocupação indevida’
Reveja os telejornais do Acre

Mais Notícias