19 de novembro de 2024

Semana da Consciência Negra: Belém tem programações especiais para a celebração do feriado nacional


Lista reúne programações para todos os gostos, com muita música, diversão e entretenimento. Dia da Consciência Negra faz referência a data da morte de Zumbi, líder do quilombo dos Palmares.
reprodução
Celebrado no dia 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra, data que marca a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, agora é considerada um feriado nacional.
E para homenagear o dia em grande estilo, diversas programações em Belém e em outros municípios do estado estão marcadas para agitar e também conscientizar sobre a importância de se discutir sobre o tema.
O g1 preparou uma lista especial com alguns dos eventos que vão rolar no feriado e ao longo da semana aqui no Pará. Confira! 🤩🥳🥳
🔥 Rolês em alta
➡️ Luta do Zumbi dos Palmares é celebrada com muito reggae no Casota
Dj Vitor Pedra e Cleide Roots
Divulgação
Reconhecido pela primeira vez como feriado nacional, o Dia da Consciência Negra homenageia a luta de Zumbi dos Palmares contra a escravidão. E para celebrar a data em grande estilo, o Casota preparou uma programação especial.
Os DJs Cleide Roots e Vitor Pedra, comandam a trilha sonora com sets que exaltam a resistência e a cultura negra, especialmente por meio do Reggae e com direito a banho de piscina!
📅 Quando: quarta-feira, 20 de novembro
🏠 Local: Casota – Avenida Pedro Álvares Cabral, 6111
🕗 Horário: a partir das 10h
🎟️ Ingressos: entrada gratuita até as 16h / depois fica R$ 10
(volte ao topo)
➡️ Casa de Cultura de Canaã dos Carajás celebra o Mês da Consciência Negra com programação especial
palestra “Movimentos de Liberdade: a dança como expressão da cultura Afro-brasileira e a Celebração do Novembro Negro”.
Divulgação
Para celebrar o primeiro feriado do Dia da Consciência Negra, a Casa de Cultura de Canaã dos Carajás preparou uma programação especial para evidenciar as lutas políticas e sociais da população negra. As atividades iniciaram no dia 11 de novembro e seguirão até o dia 26.
Na próxima terça-feira (26), às 19h, Flávio Souza conduzirá a palestra “Movimentos de Liberdade: a dança como expressão da cultura Afro-brasileira e a Celebração do Novembro Negro”.
A programação destaca a importância da dança afro-brasileira como uma forma de expressão, resistência e afirmação da identidade. A proposta é criar um espaço de diálogo e valorização da cultura afro-brasileira, promovendo a inclusão e a conscientização social.
📅 Quando: terça, 26 de novembro
🏠 Local: Casa da Cultura, em Canaã dos Carajás
🕗 Horário: 19h
🎟️ Ingressos: entrada gratuita
📲 Informações: (94) 99160-8186
(volte ao topo)
➡️ Celebração cultural no Dia da Consciência Negra na Casa Apoena
A Nação Ogan, reconhecida por seu trabalho de valorização das tradições culturais do Pará e Pernambuco, realiza um evento especial para celebrar a resistência cultural afro-brasileira no Dia da Consciência Negra.
A programação inclui apresentações de DJ Sidou, com sua fusão de música eletrônica e ritmos amazônicos, o grupo Toró Açú, que traz carimbó e tambores quilombolas, e a Banda Nação Ogan, com participação especial de May Coimbra. Mais do que um show, a noite será uma homenagem à ancestralidade e um momento de união em torno da cultura e da coletividade.
O evento acontece na Casa Apoena e contará com happy hour de cerveja e caipirinha durante toda a noite.
📅 Quando: quarta-feira, 20 de novembro
🏠 Local: Casa Apoena – Rua São Boaventura, 171, Cidade Velha
🕗 Horário: abertura às 20h
🎟️ Ingressos: R$15,00
(volte ao topo)
➡️ Mesa-redonda conta com discussão de especialistas antirracistas internacionais em Belém
A Prefeitura de Belém promove uma série de eventos para marcar o Dia da Consciência Negra. Uma das atividades em destaque é a mesa-redonda “Bissau: Resgatando Laços, Projetando Futuro”, que ocorrerá no dia 24 de novembro, no auditório do Centro de Internacionalização da Universidade Federal do Pará (UFPA).
A discussão contará com especialistas nacionais e internacionais, como Justen Nozoliny, presidente da Câmara Municipal de Bissau, e representantes de instituições afro-amazônicas, promovendo reflexões sobre identidade, ancestralidade e cooperação global.
📅 Quando: sexta-feira, 24 de novembro
🏠 Local: Auditório do Centro de Internacionalização da UFPA
🕗 Horário: 14h30
🎟️ Ingressos: entrada gratuita
(volte ao topo)
➡️ Feira da estética negra é promovida pela Prefeitura de Belém
Dos dias 20 a 24 de novembro, a Prefeitura de Belém, por meio da Coant e do Banco do Povo e com o Sebrae, realiza a Feira de Estética Negra na cidade.
A feira funcionará das 9h às 16h, no Solar da Beira, no Ver-o- Peso. Haverá venda de roupa, tecidos, produções de tranças, produtos para cabelos, maquiagem, artesanato afro-indígena. A abertura será às 17h do dia 20 de novembro.
📅 Quando: domingo, 24 de novembro
🏠 Local: Solar da Beira, no Ver-o- Peso
🕗 Horário: das 9h às 16h
🎟️ Ingressos: entrada gratuita
➡️ Preamar da Consciência Negra: reflexões e celebrações culturais
A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) promove o Preamar da Consciência Negra, uma programação especial em alusão ao Dia Nacional de Zumbi dos Palmares, agora feriado nacional.
O evento destaca a riqueza da cultura negra e sua influência no Pará, com atividades gratuitas como exposições, palestras, oficinas, apresentações culturais e performances artísticas.
Destaques incluem a exposição “Festas, devoções e celebrações negras nos documentos do Arquivo Público” no Arquivo Público do Pará (Apep), a palestra sobre literatura negra com a professora Robervânia Sá no dia 21, e a aula aberta sobre celebrações negras no dia 22.
Além disso, o Forte do Presépio recebe o lançamento do livro “Educação, Raça e Trabalho”, de Raissa Costa, no dia 22, abordando o legado afro-amazônico.
No dia 20, a Missa Cubana será apresentada no Theatro da Paz pela Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e o Coro Carlos Gomes. Para encerrar as comemorações, o Theatro da Paz realiza o Sarau Chuva de Poesia no dia 26, celebrando o poeta Bruno de Menezes.
📅 Quando: de 13 a 29 de novembro
🏠 Locais: Arquivo Público do Pará (Apep), Estação Cultural de Icoaraci, Forte do Presépio, Theatro da Paz, Museu do Estado do Pará (MEP)
🕗 Horário: conforme programação de cada evento
🎟️ Ingressos: entrada gratuita
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.

Mais Notícias