19 de novembro de 2024

Site desenvolvido por universitário auxilia idosos nos cuidados com a saúde


Trabalho de extensão curricular feito por acadêmico ajuda idosos e pessoas carentes a cuidar da saúde de forma gratuita. O universitário do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gustavo Ayama, criou um site gratuito para ajudar idosos e pessoas de baixa renda a cuidarem da saúde de forma prática e acessível. A iniciativa surgiu da preocupação com o bem-estar de quem enfrenta dificuldades para acessar serviços médicos e informações de saúde.
Estudos apontam que o cuidado com a saúde na terceira idade é essencial para a qualidade de vida e a longevidade. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), um terço das doenças que acometem idosos poderiam ser evitadas com práticas preventivas e orientação adequada. Contudo, muitas pessoas dessa faixa etária enfrentam desafios no acesso a informações e tratamentos, principalmente devido à dificuldade em lidar com a Internet.
O site Saúde360 oferece ferramentas básicas para incentivar quem quer criar hábitos mais saudáveis e conta com calculadoras de Índice de Massa Corporal (IMC), de Taxa Metabólica Basal (TMB) e de necessidade hídrica. E ainda fornece conteúdos educativos sobre prevenção de doenças, alimentação saudável, dicas para atividades físicas e orientações, facilitando o acesso a informações confiáveis.
Segundo o aluno, a ideia do Saúde360 veio depois de pesquisar e perceber que faltavam ferramentas simples e gratuitas para ajudar as pessoas a cuidar da saúde. “O objetivo sempre foi deixar tudo bem fácil de usar, para que qualquer pessoa, em qualquer idade, conseguisse aproveitar. Desenvolver o site foi uma chance muito bacana de colocar em prática o que aprendi. Saber que essa ideia tem potencial de ajudar a comunidade tornou tudo mais interessante e divertido”, destacou.
Projetos como esse, que visam facilitar o acesso a informações de saúde, são um exemplo de como a tecnologia pode promover inclusão e melhorar a vida de quem mais precisa. O site criado pelo universitário é simples de navegar e inclui recursos com linguagem acessível, atendendo especificamente às necessidades de um público com menos familiaridade com ferramentas digitais.
A iniciativa fez parte de um projeto de extensão curricular e destaca a importância desses projetos nas universidades, que incentivam os estudantes a desenvolverem soluções para problemas reais de suas comunidades.
Para o tutor educacional do curso, Renan Gatti, é uma forma de conectar o mundo acadêmico com a comunidade. “Esses projetos fortalecem o vínculo entre as instituições de ensino e a sociedade, permitindo que o conhecimento acadêmico seja colocado a serviço do bem comum. É uma oportunidade dos alunos colocarem em prática o conhecimento adquirido durante a graduação e contribuir diretamente com a sociedade”, afirmou.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), as ações de extensão universitária têm o potencial de transformar a realidade local, estimulando o protagonismo social dos estudantes e ampliando o alcance de serviços essenciais, como saúde e educação, para públicos vulneráveis.
“Tive o prazer de acompanhar o desenvolvimento do projeto do Gustavo, que criou um site voltado a oferecer informações básicas sobre saúde, uma necessidade que ele observou por meio de entrevistas realizadas. Esse é o verdadeiro propósito da extensão curricular, estreitar os laços entre academia e comunidade, oferecendo uma experiência prática e enriquecedora para os alunos”, concluiu o tutor.
Acesse o site https://saude360.netlify.app/ e confira os benefícios.

Mais Notícias