19 de novembro de 2024

Em 2 meses no mar até o G20, Família Schurmann reúne 60m de mensagens em manifesto de preservação dos oceanos

Manifesto foi entregue oficialmente durante a Ocean 20 Summit, no G20 Social, ao representante do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, André Aquino. Família Schurmann monta manifesto com mais de 60 metros de mensagens para o G20
A família Schurmann, que navegou durante 2 meses por 13 cidades brasileiras, produziu um manifesto pela preservação dos oceanos em um pergaminho com mais de 60 metros de comprimento para o G20, o encontro de chefes de Estado das principais economias do mundo.
O manifesto foi entregue oficialmente no sábado (16) no Museu do Amanhã, durante a Ocean 20 Summit, no G20 Social, ao representante do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, André Aquino.
A bordo do veleiro Vitória Regia, a família Schurmann e a tripulação do projeto “Voz dos Oceanos’ transformaram 60 dias de navegação pela costa brasileira em um movimento poderoso.
Ouvir e contar histórias de quem vive e luta pela defesa das águas, de crianças a cientistas, de povos originários a quilombolas e pescadores. O resultado foi registrado em textos, desenhos, poesias.
“A mensagem que eu deixei é que as autoridades escutem os povos originários”; “nosso futuro é ancestral”; “tenho como bandeira e amor pelo oceano e educação” foram alguns dos recados.
“Nós tivemos contato direto com as pessoas, desde cooperativa, estudantes, universitários, governo de cada lugar, uniu essas forças”, conta Vilfredo Schurmann.
“Cada mensagem é um pedido de socorro e um pedido que a gente realmente aja”, afirma Heloísa Schurmann.
Em um discurso, Vilfredo entregou o manifesto colaborativo para as autoridades do G20 Social, firmado durante a expedição. Agora, o manifesto vai ser digitalizado para ficar disponível a acessível no site do G20. um legado do brasil para outros encontros de líderes mundiais.
De Santa Catarina ao Rio de Janeiro, eles navegaram ouvindo as vozes que também cobram por ações concretas. Há propostas para um dia dedicado a reciclagem, pedidos de mais investimentos na conservação dos manguezais, na valorização dos povos tradicionais do mar e desejos de descarte mais consciente.
“Os oceanos estão pedindo fôlego, ‘me ajudem’”, diz Vilfredo.
Família navegadora
Primeiros brasileiros a dar a volta ao mundo em um veleiro, a família Schurmann tem quase 40 anos de expedições pelos oceanos.
Vilfredo, Heloísa e os filhos Pierre, David, Wilhelm e a caçula Kat são conhecidos por levar a defesa dos mares para além das águas, sensibilizando lideranças e comunidades pelo planeta.
O manifesto é mais uma etapa concluída do ‘Voz dos Oceanos’, um projeto que não para de inspirar e chamar a atenção para a importância do planeta água.
“As pessoas não se dão conta que é o oceano que regula o clima”, diz Heloísa.
“E o oceano é fonte de alimento, lazer, transporte, e pra grande parte da população, meio de vida”, completa Vilfredo.

Mais Notícias