O presidente da França saiu para correr na orla na manhã desta terça (19), antes do encerramento do G20. Cinegrafista disse que ficou ‘mordido’ por não conseguir registrar as imagens no dia anterior e voltou para acompanhar corrida de Macron. Cinegrafista da TV Globo conta como usou skate para fazer imagens de Macron
O cinegrafista da TV Globo Théo Andrada explicou, no Bom Dia Rio desta quarta (20), que usou um skate para acompanhar o presidente da França, Emmanuel Macron, na corridinha matinal na Praia de Ipanema, nesta terça (19). As imagens feitas pelo jovem rodaram o mundo.
O presidente da França e outros chefes de estado participaram do encerramento da Cúpula do G20 no Museu de Arte Moderna (MAM), nesta terça.
Théo contou que a ideia surgiu depois que, no dia anterior, ele viu o presidente sair disfarçadamente para correr. Ele estava em uma cobertura com o repórter Léo Hamawaki na porta do Hotel Fairmont.
“O jornalista nunca quer virar notícia e o câmera nunca quer ser entrevistado. Está sendo uma experiência engraçada. Na segunda, eu estava com o Leo Hamawaki, que foi meu parceiro nessa ideia, na frente do Fairmont, e vimos muito de longe ele saindo para correr com um monte de seguranças. A primeira coisa que eu pensei foi ‘se eu estivesse com meu skate dava para fazer essa imagem’”, relembra.
Cinegrafista da TV Globo conta como usou skate para fazer imagens que rodaram o mundo de Macron correndo no Rio
Reprodução/TV Globo
Segundo ele, os seguranças tentaram impedir o registro no dia seguinte, com medo que ele se aproximasse muito do presidente. Mas, Théo esperou uma calçada mais estreita para garantir o registro de perto.
“Fiquei tão mordido em casa que eu não tinha feito essa imagem que eu planejei melhor. Teve a parte um pouco da inconsequência de ver um bando de segurança e pensar ‘é hoje, não importa o que aconteça eu vou fazer essa imagem’”, destaca ele.
“Eu pensei ‘eu tenho que perguntar algo a ele, se não essa imagem vai valer por cinco segundos’. Joguei um inglês do jeito que foi e até pedi desculpas porque os seguranças estavam nervosos”, completa.
Macron corre na orla do Rio de Janeiro
Simpático, Macron sorriu e acenou para a câmera de Théo, mas continuou sua atividade física ao ar livre, cercado por seguranças. Hospedado em Copacabana e, caso tenha percorrido a distância sem auxílio de carro, já havia corrido, pelo menos, 3 quilômetros, por volta das 7h.
O jovem, que entrou na TV Globo com 19 anos, agradeceu a oportunidade e ao aprendizado que ganhou com os colegas de trabalho na trajetória na empresa. A repórter e apresentadora Ana Paula Santos lembrou que a primeira filmagem dele na empresa foi com ela e o apresentador Flávio Fachel deu os parabéns ao cinegrafista.
O presidente francês jantou no restaurante Empório Jardim, localizado no palacete da Casa Firjan, em Botafogo, e também visitou o Cais do Valongo e o Instituto Pretos Novos, na Pequena África.