Suspensão vale para esta quarta-feira (3). Funcionários pedem por uma revisão salarial, plano de carreira, aumento no vale alimentação, entre outros benefícios. Quase 12 mil alunos foram afetados. Paralisação ocorreu nesta quarta-feira (3), em Campo Limpo Paulista (SP)
Wânyffer Monteiro/TV TEM
A prefeitura de Campo Limpo Paulista (SP) suspendeu as aulas desta quarta-feira (3) na rede municipal de ensino por conta de uma paralisação de professores e funcionários públicos. Quase 12 mil alunos foram afetados.
📱 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Segundo apurado pela TV TEM, a paralisação foi decidida durante uma assembleia realizada na terça-feira (2). Os funcionários pedem por uma revisão salarial, plano de carreira, aumento no vale alimentação, entre outros benefícios.
Ainda pela manhã, os profissionais fizeram uma manifestação pacífica em frente à prefeitura e uma passeata pela Avenida Aderbal Costa Moreira, que fica próxima ao prédio do Executivo.
A prefeitura informou que, por conta do período eleitoral e “por força da legislação específica que o norteia”, não é possível conceder um aumento maior do que a recomposição da inflação do período.
“Em Campo Limpo Paulista, o funcionalismo receberá o percentual máximo, que é o teto de 4,62%”, pontuou. Os professores, no entanto, pedem por um aumento de 30%.
Funcionários fizeram passeada ao redor da prefeitura
Reprodução/TV TEM
“A Prefeitura fez até aqui o que foi possível, graças ao equilíbrio financeiro e fiscal que possibilitou esse trabalho […] A Prefeitura de Campo Limpo Paulista está tomando as ações jurídicas competentes contra a ilegalidade da greve porque a nossa maior preocupação são as nossas famílias”, completou.
Embora as aulas tenham sido suspensas, alguns professores foram trabalhar em algumas unidades, como por exemplo a Escola Municipal de Educação Infantil que fica no Jardim Marsola, durante o período matutino.
A prefeitura ainda informou que os professores da rede municipal ganham acima do piso nacional da categoria – que, segundo o Ministério da Educação (MEC), é de R$ 4.580,57 -, e que ao longo dos últimos anos, chegaram a conceder aumento de 16% a 50%.
Ainda conforme o Executivo, 17 das 36 unidades escolares funcionaram normalmente nesta quarta-feira. As aulas devem ser retomadas na rede municipal pelo período da tarde.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM