Além da coletânea, foram premiadas obras em nove categorias literárias. Seis personalidades receberam homenagens especiais. Saiba quais foram elas. Prêmio Açorianos reconhece a produção literária de Porto Alegre
Cesar Lopes/PMPA
Uma coletânea de textos teatrais sobre o tema liberdade foi premiada como livro do ano pelo Prêmio Açorianos de Literatura 2023 na noite de terça-feira (2) em cerimônia no Teatro Renascença, em Porto Alegre.
📖 A premiação, coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC), é uma das mais importantes da área.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Intitulado “Liberdade”, o livro reúne textos escritos pelo grupo de autores teatrais As DramaturgAs, e foi publicado pela Editora Concha.
Fazem parte do grupo as escritoras Carina Corá, Dedé Ribeiro, Dedy Ricardo, Elisa Lucas, Fernanda Moreno, Jéssica Barbosa, Jéssica Lusia, Lourdes Kauffmann, Natasha Centenaro, Patrícia Silveira, Patsy Cecato, Silvana Rodrigues,Stella Bento, Virgínia Schabbach e Viviane Juguero.
O trabalho é fruto de uma mesa de dramaturgia composta por mulheres e que trata de autoria feminina na Capital. O livro é de volume único e composto por 15 textos, cada um com formato e estrutura distintos.
Segundo Patrícia Silveira, organizadora do livro, a obra explora diferentes abordagens dramatúrgicas para a ideia de liberdade como: o que é a liberdade? E como cada uma dessas mulheres dramaturgas entende a liberdade e coloca isso na escrita?
“Percorrer as páginas desta coletânea revela universos de afeto, solidão, desejos, memórias, dores, resistência, fantasias, lacunas, sufocamentos, esperanças… Vozes femininas que mostram seus olhares sobre liberdade(s)”, diz.
Além de livro do ano, foram premiadas obras em outras categorias. Ainda, seis personalidades da cultura porto-alegrense foram homenageadas. Veja, abaixo, a lista com todos os vencedores:
Livro do Ano
Liberdade, do Coletivo As Dramaturgas, Editora Concha
Categoria Infantil
Diário das coisas impossíveis, de Paula Schiavon, Editora Livros da Matriz
Categoria Infantojuvenil
A curiosa loja dos objetos incompletos, de Claudia Sepé, Editora Boaventura
Categoria Dramaturgia
Liberdade, do Coletivo As Dramaturgas, Editora Concha
Categoria Crônica
Wolfsegg, Rio Grande do Sul, de Luiz Maurício Azevedo, Editora Figura de Linguagem
Categoria Conto
Língua da medusa, de Gabriela Leal, Editora Zouk
Categoria Ensaio de Literatura e Humanidades
Um itinerário íntimo pela psicanálise lacaniana, de Luciano Mattuella, Editora Zouk
Categoria Especial
Jurema Finamour: a jornalista silenciada, de Christa Berger, Editora Libretos
Categoria Narrativa Longa
A mulher que atravessa a ponte, de Ana Cardoso, Editora Zouk
Categoria Poesia
As montanhas seguem lá, de Giulia Barão, Editora Urutau
Homenagens especiais
Rafael Guimarães
Maria Eunice Moreira
José Hildebrando Dacanal
Zaffari/Luiz Coronel
Luciano Alabarse
Arthur de Faria
VÍDEOS: Tudo sobre o RS