20 de setembro de 2024

Vídeo mostra danos em apartamento a 150 km de epicentro do terremoto em Taiwan

Empresário que mora em Ribeirão Preto, SP, recebeu da mãe, que vive na capital Taipei, imagens da desordem causada pelo tremor de 5.5 que atingiu a cidade na manhã desta quarta-feira (3). Taiwanês que vive em Ribeirão Preto fala sobre tragédia no país asiático
O empresário Pin Chein levou um susto logo nas primeiras horas desta quarta-feira (3) ao tomar conhecimento do terremoto que atingiu Taiwan enquanto ele ainda dormia em Ribeirão Preto (SP). Ao se deparar com as notícias, entrou em contato com a mãe, que mora na capital Taipei, a 150 quilômetros do epicentro, mas que também registrou um forte abalo.
Um vídeo enviado pela mãe do empresário registrou o apartamento da irmã dele completamente bagunçado e com objetos danificados após o tremor de 5.5 na cidade.
Portas de guarda-roupas e cômoda tombaram, móveis ficaram fora do lugar e equipamentos eletrônicos, quadros e roupas foram parar no chão. A moradora se assustou à medida que foi entrando no imóvel e descobrindo os danos.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Irmã de empresário que mora em Ribeirão Preto, SP, mostra danos em apartamento em Taipei após terremoto atingir condado de Taiwan
Arquivo pessoal
Segundo Chein, os familiares não ficaram feridos. Como o terremoto aconteceu pela manhã no país, a irmã já estava no trabalho. Ela só descobriu os danos no apartamento ao voltar para casa na hora do almoço.
“Como ela mora em um andar mais alto no prédio, afetou bastante o apartamento dela. Como foi às 8h da manhã, ela estava fora de casa, no trabalho. Quando ela chegou na hora do almoço é que ela viu essa cena que o terremoto fez, o estrago que está no vídeo”, afirma.
LEIA TAMBÉM:
Homem fica cercado por ondas grandes em piscina durante tremor; VÍDEO
VÍDEOS e FOTOS mostram destruição causada pelo tremor
Vídeos compartilhados na internet mostram prédios tombados no condado de Hualien, a 150 quilômetros de Taipei, epicentro do tremor. Segundo Chein, os edifícios têm estrutura antiga, por isso não resistiram ao abalo.
“Como todo ano tem esse tipo de terremoto em Taiwan, as construções já são para evitar problemas. Você pode ver que os prédios que estão caindo são os mais velhos, antigos. O pessoal hoje já tem uma educação para evitar esse tipo de problema.”
Ainda de acordo com Chein, a torcida é para que os desaparecidos sejam encontrados com vida. Ele afirma que o governo de Taiwan deve ajudar as vítimas.
Antes e depois do terremoto em Taiwan
Reprodução/Google Street View; CNA via AFP
Impacto deixa mortos e feridos
O terremoto de magnitude 7,4 deixou nove mortos e mais de 1.000 feridos em Taiwan. Alertas de risco de tsunami chegaram a ser emitidos para o Japão e para as Filipinas.
O que se sabe até agora:
Esse é o terremoto mais forte registrado em Taiwan nos últimos 25 anos.
Segundo a Agência Meteorológica do Japão, um tremor de magnitude 7,4 foi registrado na costa leste de Taiwan.
Pelo menos 26 edifícios desabaram, sendo mais da metade na cidade de Hualien.
O número oficial é de 1.011 feridos, segundo o governo de Taiwan.
50 pessoas que estavam em quatro microônibus, estão desaparecidas.
Em Taipei, parte da cidade ficou sem energia. Um vídeo mostra passageiros assustados dentro de um vagão do metrô.
Após o tremor, alertas para risco de tsunami foram emitidos para ilhas do Japão e das Filipinas e cancelados cerca de três horas depois.
O terremoto também foi sentido em cidades da costa da China, incluindo Xangai.
Mapa mostra epicentro do terremoto que atingiu Taiwan e o leste da Ásia
Editoria de Arte/g1
Segundo a Agência Meteorológica do Japão, o epicentro do terremoto foi registrado próximo à costa Leste de Taiwan. Ainda segundo as autoridades, o tremor foi sentido muito próximo à superfície.
Pelo menos 50 réplicas foram sentidas nas horas seguintes ao terremoto.
A agência oficial de notícias de Taiwan afirmou que esse é o terremoto mais forte registrado desde 1999, há 25 anos, quando um tremor provocou a morte de 2,4 mil pessoas e danificou 50 mil imóveis.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Mais Notícias