Cenas foram geradas por uma página de dois criadores de conteúdo. Especialista alerta, entretanto, que acidente pode ocorrer. Circula nas redes sociais um vídeo supostamente gravado por câmera de segurança que mostra o momento em que uma mulher sofre um choque elétrico ao usar uma airfryer. É #FAKE.
g1
No vídeo viral, um homem narra a cena e afirma que é um alerta sobre os perigos ao lidar com eletricidade. Ele diz que a mulher, que cozinha com os pés descalços e introduz um objeto na airfryer, leva o choque enquanto mexe no equipamento. No alto da tela aparece uma luz piscando, indicando uma gravação em andamento.
O vídeo não mostra uma situação real. É apenas uma encenação para servir como exemplo, embora o autor não deixe isso explícito. O vídeo circula sem legendas no WhatsApp, mas uma busca pela origem das imagens permite chegar a uma página do Facebook que atua com criação de conteúdos.
Na página, o vídeo aparece com a legenda: “Uma câmera de segurança filmou algo que todo o mundo precisa ver”. A publicação original, de 14 de março de 2024, acumulou mais de 94 mil curtidas e 5,6 milhões de visualizações em duas semanas. Outros vídeos com os mesmos atores, o mesmo narrador e o mesmo padrão gráfico são exibidos na página, sempre com encenações de alerta para perigos domésticos.
Diretor executivo da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), o engenheiro eletricista Edson Martinho afirma que embora o vídeo seja uma encenação, essa é uma situação que pode ocorrer de fato.
“O airfryer ou qualquer eletrodoméstico pode sofrer alguma falha. Ele não é criado para ter falhas. Mas ele pode ter falhas. E aí leva as pessoas a ter um choque elétrico”, diz.
Ele afirma que de acordo com dados do anuário estatístico da Abracopel, ocorreram cerca de 210 mortes por choque elétrico dentro de casa em 2023. “São dados alarmantes. Nós estamos falando de quase um acidente fatal por dia dentro de casa. E como é que isso acontece? Com falhas na instalação elétrica”, afirma.
O engenheiro afirma que um dispositivo chamado IDR ( Interruptor Diferencial Residual) evitaria situações do tipo porque faria o desligamento da energia automaticamente quando o equipamento estivesse com problema.
Além disso, o engenheiro recomenda não utilizar eletrodomésticos e equipamentos ligados na tomada tendo ao mesmo tempo os pés descalços. “Em locais molhados também, em locais úmidos, menos ainda. A água potencializa o choque elétrico. Mesmo de tênis, mesmo de chinelo, há o risco de choque elétrico. Mas, se você estiver descalço, é um potencial maior.”
Procurado, o fabricante do equipamento mostrado no vídeo afirma que:
é evidentemente um vídeo montado para chamar a atenção quanto à segurança no uso de eletrodomésticos, feito por uma página de dicas do Facebook.
o relato apresentado no vídeo não condiz com a realidade de segurança do eletrodoméstico air fryer em questão
este tipo de produto possui certificação de segurança conforme normas internacionais e validadas para sua comercialização no mercado nacional.
o equipamento possui seu interior em material isolante, não havendo contato do cesto de alimento com partes vivas (elétricas) que possam gerar risco de choque elétrico ao se encostar no cesto
o aparelho também conta com sistema de aterramento que traz uma proteção adicional quanto aos riscos de fuga de corrente elétrica.
Segundo o fabricante, o suposto choque elétrico apresentado no vídeo é falso. No entanto, alguns pontos apresentados no vídeo são relevantes ao mostrar os cuidados que devem ser tomados ao se utilizar qualquer tipo de eletrodomésticos, tais como:
Não manusear produtos eletrodomésticos com as mãos molhadas e pés descalços.
Prestar atenção ao utilizar equipamentos eletrodomésticos, evitando distrações.
Em caso de qualquer tipo de acidente, retirar o aparelho da tomada imediatamente ou desligar a energia elétrica do local (disjuntores).
Em caso de acidentes com vítimas, ligar para ajuda especializada.
É #FAKE vídeo que mostra mulher tomando choque ao mexer na airfryer; conteúdo é uma simulação
Reprodução
Fato ou Fake Explica:
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)