4 de janeiro de 2025

Gisele, Bia e Rafa: conheça o trio de onças celebridades batizadas com nome de famosas no Pantanal de MT


Em comemoração ao Dia Nacional da Onça-Pintada, celebrado nesta sexta-feira (29), o g1 reuniu detalhes sobre o trio, destacando o papel crucial dessas ações na proteção da espécie e do Pantanal. Onças Pantanal Bia, Gisele, Kalliman
Arquivo/g1
Majestosas e imponentes, as onças-pintadas são símbolos de força e beleza que habitam o Pantanal. Em Mato Grosso, três dessas felinas receberam nomes de celebridades — a judoca Bia Souza, a influencer e ex-BBB Rafa Kalimann e a modelo Gisele Bündchen — como parte de uma iniciativa para dar mais visibilidade à conservação ambiental. Em comemoração ao Dia Nacional da Onça-Pintada, celebrado nesta sexta-feira (29), o g1 reuniu detalhes sobre o trio, destacando o papel crucial dessas ações na proteção da espécie e do bioma.
Monitoradas há mais de 15 anos no Parque Encontro das Águas, no Pantanal, entre Poconé e Barão de Melgaço, as onças são identificadas por um método não invasivo que utiliza o padrão único das manchas, semelhante a uma impressão digital. Foi dessa forma que ‘onças celebridades’ ficaram conhecidas e foram nomeadas.
Ao g1, a vice-presidente do projeto de pesquisa e conservação Jaguar ID Project, Helena Aimée, explicou que todas as onças nomeadas em homenagem a famosas tem um propósito: conscientizar e dar mais visibilidade para a causa de preservação do Pantanal.
“Trabalhamos muito com consciência cidadã e, em conjunto com fotógrafos e turistas, o que acontece quando uma pessoa encontra uma onça nova [ainda não identificada durante o monitoramento] é que ela pode dar um nome, então a gente recomenda normalmente os nomes de origem indígena, mas tem casos como esses que as pessoas querem homenagear um famoso para tentar trazer mais visibilidade para a proteção dos animais e do Pantanal”, explicou.
Para Helena, a iniciativa tem se mostrado extremamente positiva e já apresenta resultados significativos, como o aumento do turismo na região e o crescente interesse das pessoas em participar ativamente do projeto, nomeando onças. Foi dessa forma que surgiu o trio de ‘celebridades’, composto pelas onças Bia, Rafa e Gisele.
Onças e celebridades g1 MT
Reprodução
O batismo
Bia e Rafa foram batizadas pelo fotógrafo Henrique Olsen, que é embaixador do projeto Jaguar e um fotógrafo consagrado na profissão pela vasta experiência e anos de atuação no Pantanal. Gisele, por outro lado, recebeu o nome pelo fotógrafo australiano Benjamin James, que disse que escolheu o nome para o felino como uma forma de chamar atenção para o bioma.
Na época em que a onça foi batizada, a modelo Gisele deu uma entrevista ao g1 dizendo que ficou “feliz pela homenagem”. Além disso ressaltou a importância do felino para biodiversidade.
Além da Jaguar ID, o monitoramento e avistamento das onças também é realizado por um grupo composto por diversos guias da região, incluindo o guia de turismo e gestor ambiental Ailton Lara, que contabiliza cada um dos felinos por meio de um catálogo que ele mesmo fez.
“Cada onça tem um padrão de mancha, como se fosse uma impressão digital. Quando aparece uma onça nova, a gente vai pegar a foto da câmera, colocar no computador e comparar com o catálogo para ver se ela já havia sido vista antes ou não. O catálogo funciona como um guia de identificação”, explicou.
Mesmo que todas tenham o nome de mulheres, a Rafa na verdade é macho e, inclusive, acasalou com uma onça chamada Courtney, em 2022.
Conheça as onças
Bia
Onça-pintada descoberta no Pantanal recebe nome de medalhista olímpica brasileira
Assim como a judoca, a onça Bia tem características semelhantes à personalidade que a homenageia: é forte, resiliente e enfrenta desafios mesmo em ambientes hostis, como a região do Rio Piquiri, onde é conhecida por não ser amigável com os outros animais que habitam a região, inclusive com outras onças.
Gisele
Gisele do Pantanal leva o nome da modelo em homenagem a ela
Projeto Jaguar ID
Gisele, assim como a modelo que lhe dá nome, é determinada e graciosa. Além disso, uma de suas características mais marcantes é a presença marcante e as poses que faz quando está na Baiazinha, onde se adapta à natureza e ao clima local.
Rafa
A onça macho leva o nome em homenagem a Kalimann
Henrique Olsen
O Kalimann, por sua vez, com os grandes olhos azuis exala charme e elegância. Assim como a atriz Rafa, ele demonstra liderança, explorando locais do território mato-grossense com independência e coragem.
A iniciativa
O Projeto Jaguar ID (JIP), fundado em 2013, é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao estudo e conservação das onças-pintadas. Localizado na região de Porto Jofre, em Mato Grosso, o projeto opera em uma das maiores áreas do mundo para observação de onças selvagens. Essa localização privilegiada permite monitorar os movimentos, linhagens e comportamentos de mais de 400 indivíduos ao longo de longos períodos, utilizando métodos não invasivos como armadilhas fotográficas, ciência cidadã e observação direta.
Já a equipe de Ailton atua diretamente na observação e identificação de onças, promovendo a conservação e sensibilização ambiental por meio do turismo sustentável. Juntos, esses esforços contribuem para proteger as onças-pintadas, valorizar o ecossistema do Pantanal e garantir que a biodiversidade da região continue sendo um patrimônio natural reconhecido globalmente.

Mais Notícias