Lula cumprimenta Lira e Pacheco durante evento no TSE.
Wilton Junior/Estadão Conteúdo
Durante reunião com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) nesta quarta-feira (27), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) surpreendeu os presentes ao pegar na mão dos dois, levantá-las, e dizer que sua chapa em Alagoas está formada.
Simulando que Pacheco era o senador Renan Calheiros (MDB-AL), Lula disse: em 2026, quero estar num palanque em Alagoas, com esses dois, Renan e Lira, e dizer que essa é a minha chapa para o Senado lá.
Arthur Lira caiu na gargalhada. Afinal, ele é um inimigo declarado de Renan Calheiros em Alagoas. Logo depois, ainda de mãos dadas com Rodrigo Pacheco, completou. E esse é o meu futuro governador de Minas.
Pacote de corte de gastos precisa ser aprovado no Congresso
A reunião teve o objetivo de apresentar aos dois as medidas fiscais e pedir o apoio do Legislativo para que elas sejam votadas ainda neste ano, para garantir o equilíbrio das contas públicas.
Por sinal, o clima era realmente de total descontração na reunião.
Dois desafetos, Lira e o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, sentaram um ao lado do outro durante a reunião. E trocaram impressões sobre as medidas que Lula apresentava ao comando do Congresso.
Na avaliação de assessores presidenciais, se o clima da reunião no Planalto for o mesmo dentro do Congresso Nacional, a aprovação das medidas fiscais está garantida ainda neste ano.