29 de dezembro de 2024

Saúde mental é tema de Mostra Científica na Uniplac


Painel do evento acadêmico contou com debates com especialistas e levantou questões sobre o enfrentamento para um dos grandes problemas da saúde pública na atualidade Problemas relacionados à saúde mental são alguns dos fatores que mais matam pessoas em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas morrem anualmente vítimas da depressão. No Brasil, os números também são preocupantes, especialmente nos estados que formam a região sul. Foi com o intuito de conscientizar os estudantes sobre esse tema e de levar o assunto para debate no meio acadêmico, que a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) realizou a XXVII Mostra Científica e também a IV Mostra de Talentos.
O painel dos eventos foi dedicado aos pilares da saúde mental, reunindo especialistas para abordar a prevenção, percepção e tratamento de alguns transtornos, como depressão e ansiedade. O tema central do evento é um convite à reflexão sobre um mundo e uma sociedade que adoeceram, questionando como vamos encarar e solucionar esses problemas, abordando um dos assuntos mais urgentes da atualidade.
O Médico Márcio Ávila destacou a importância do sono de qualidade para o equilíbrio mental, alertando sobre os efeitos negativos que a privação do descanso pode causar. A psicóloga Layla Ehing Ribeiro focou nos relacionamentos interpessoais, ressaltando em como eles afetam o bem-estar emocional.
O educador físico e mestre em Ambiente e Saúde Paulo R. Alves Falk trouxe à tona o papel da atividade física na promoção de saúde mental, enquanto a nutricionista Joana Colombo Barbisan, também mestre em Ambiente e Saúde, explicou como a alimentação adequada pode influenciar positivamente o equilíbrio mental e emocional.
Para a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Professora Doutora Lilia Kanan, a Mostra Científica reafirma o papel da Uniplac como um centro de excelência acadêmica.
— O tema deste ano, saúde mental, é um convite à reflexão profunda sobre como viveremos os próximos anos. Eventos como este são essenciais para formar profissionais mais conscientes e preparados para lidar com a complexidade do mundo atual — destacou Lilia.
Mostra de talentos reforçou a ligação entre a arte e a ciência e trouxe ainda mais reflexão sobre os cuidados com a saúde mental
Divulgação
O reitor Kaio Amarante, que também participou da Mostra de Talentos com sua banda, enfatizou o impacto transformador do evento, tanto no âmbito acadêmico quanto pessoal.
— A Mostra Científica e a Mostra de Talentos são momentos de culminância de todo o trabalho realizado ao longo do ano. Falar sobre saúde mental é essencial, e estamos orgulhosos de proporcionar esse espaço de discussão e aprendizado para a nossa comunidade acadêmica — frisou o reitor.
Já o Pró-reitor de Ensino, Alexandre Trípoli Venção, ressaltou a relevância do tema para a vida acadêmica dos estudantes.
— A saúde mental dos nossos estudantes é uma prioridade, e a abordagem desse tema durante a Mostra Científica é uma forma de conscientizá-los sobre a importância de cuidar de si mesmos ao longo da vida acadêmica e profissional — afirmou Alexandre.
Além das discussões científicas, o evento contou com as últimas apresentações da Mostra de Talentos, que valorizou as habilidades artísticas e culturais dos acadêmicos. A integração entre ciência e arte foi um dos pontos altos do encerramento, demonstrando o compromisso da universidade em promover uma formação ampla e diversificada.
A 27ª edição da Mostra Científica e IV Mostra de Talentos da Uniplac, ao abordar um dos temas mais relevantes da saúde pública para os próximos anos, reforça o compromisso da universidade em oferecer uma formação que vai além das fronteiras da sala de aula, preparando os alunos para os desafios do futuro com conhecimento, saúde e bem-estar.
Conheça as iniciativas acadêmicas da Uniplac acessando o site da universidade.

Mais Notícias