21 de setembro de 2024

Morre segundo trabalhador que caiu de 9 metros durante desmontagem da Festa do Peão de Paulínia

Polícia Civil diz que uma trava que sustentava a estrutura rompeu. Organizadora da festa diz que funcionários usavam EPI e que vai colaborar com as autoridades. O homem estava trabalhando na desmontagem da Festa do Peão de Paulínia.
Gustavo Biano/EPTV
A Prefeitura de Paulínia (SP) confirmou nesta quinta-feira (4) a morte do segundo trabalhador que caiu de uma altura de 9 metros durante a desmontagem das estruturas da Festa do Peão. O acidente ocorreu na quarta-feira (3), no Parque Brasil 500, que sediou o evento.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Vanilson do Patrocínio Santos, de 39 anos, estava internado em estado grave no Hospital Municipal de Paulínia, mas não resistiu aos ferimentos. Além dele, Douglas Aparecido Oliveira, de 26, também morreu na unidade após a queda.
Segundo o Boletim de Ocorrência (BO), os trabalhadores estavam fazendo a retirada de uma das estruturas do evento. Enquanto uma haste estava sendo removida, uma trava que a sustentava rompeu “vindo a tombar, caindo sobre as vítimas”.
Sem registro
Homem morre em acidente durante desmontagem da Festa do Peão de Paulínia
Os dois homens trabalhavam para uma empresa terceirizada contratada para desmontar a estrutura. Conforme o BO, eles não estavam registrados.
A proprietária da empresa informou à Polícia Civil que eles recebiam por “diária” e que atuavam no local desde 26 de março.
A Polícia Civil de Paulínia registrou o caso como queda acidental, morte suspeita e lesão corporal. Um inquérito deve ser instaurado para investigar o acidente.
“Deverá ser instaurado inquérito policial para serem verificadas as condutas das partes e as causas do acidente, demandando-se laudo pericial para sustentação de eventuais responsabilidades criminais”, diz o BO.
O que diz a Festa do Peão
Em nota, a FPP Produções Artísticas, empresa que organiza a Festa do Peão de Paulínia, lamentou a fatalidade, e informou que a equipe envolvida na desmontagem da festa é terceirizada, e os trabalhadores são contratados por ela.
Além disso, PFF afirmou que os funcionários estavam devidamente equipados com equipamentos de proteção individual (EPI), conforme o exigido pelas normas de segurança no trabalho vigentes, e que está à disposição para cooperar com as investigações.
“Nossa equipe está totalmente comprometida em cooperar plenamente com as autoridades competentes. Agradecemos a imprensa e o público em geral pela compreensão e respeito neste momento”, diz a FPP.
O que diz a Prefeitura de Paulínia
A Prefeitura de Paulínia informou à EPTV, afiliada da Globo, que somente autorizou o uso do espaço, sendo toda a responsabilidade pela realização do evento, incluindo a montagem e desmontagem das estruturas, da empresa organizadora.
“A administração municipal informa que quando acionada prestou todo atendimento médico necessário aos trabalhadores, desde o resgate no local até os procedimentos no Hospital Municipal, e se solidariza com os familiares das vítimas”, disse em nota.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região na página do g1 Campinas

Mais Notícias