A Tribuna deixará o formato tradicional standard e passará a ser Berliner, mais compacto e de fácil manuseio. O diretor de Conteúdo, Alexandre Lopes, explicou as mudanças. Baixada em Pauta: Jornal centenário passa por mudança histórica e resgata sucessos
O Jornal A Tribuna completou em 26 de março 130 anos de muitas histórias e, no domingo (29), uma nova será contada: A mudança de tamanho. Desde a inauguração, em 1894, o periódico chegou aos leitores no formato standard, o maior de todos. Agora, ele se renova para ficar mais amigável e agradável aos que o leem. “Passa a ser Berliner”, disse o diretor de Conteúdo do Grupo Tribuna, Alexandre Lopes, durante a participação no podcast Baixada em Pauta.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
“É um jornal um pouco mais compacto e não será mais dividido em cadernos. Assim, ele será mais fácil de manusear, um pouco menor, mas não menor em conteúdo. O jornal, que atualmente sai com 20, 24 ou 28 páginas, passará a ter quase 40 a 44 páginas diariamente”, disse Lopes, em conversa com os jornalistas Matheus Müller e Luiz Linna.
De acordo com Lopes, a mudança no formato foi bastante estudada, antes de ser colocada em prática. O diretor de Conteúdo também anunciou uma ação inusitada para a edição histórica de domingo. “Será uma edição especial, com quase 60 mil exemplares. A gente vai imprimir 60 mil jornais de A Tribuna, um número que não se vê há 30, 40 anos, um número muito grande, e será distribuído gratuitamente”.
Resgate a editorias históricas
Outra novidade será o resgate de sete cadernos históricos, que fazem parte da memória afetiva dos leitores: Ciência, Tribu, Tribuninha, ESG, Saúde, Jornal Motor e Indústria, voltarão a ser publicados, um caderno por dia.
Alexandre Lopes destaca que esse resgate tem um caráter emocional, buscando reconectar os leitores com o passado e a tradição do jornal. “Acredito que esse é um trunfo para trazer um jornal ainda melhor”. O diretor de Conteúdo acrescentou: “A ideia de resgatar esses cadernos é também trazer um conteúdo exclusivo”.
Alexandre Lopes, diretor de Conteúdo do Grupo Tribuna, foi o convidado do podcast na semana
g1 Santos
Você confere essa história e muitas outras no bate-papo no podcast ou videocast do Baixada em Pauta. O acesso pode ser feito nesta matéria, na home do g1 Santos, nos aplicativos de áudios favoritos ou pelo Facebook. Basta curtir as páginas e nos seguir!
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.