14 de janeiro de 2025

Museu Paulo Setúbal sedia programação especial da Virada Inclusiva 2024 em Tatuí


Entre esta segunda-feira (2) e sábado (7), haverá exposições e apresentações que celebram a capacidade de expressão e a inclusão de pessoas com e sem deficiência. Museu Paulo Setúbal, em Tatuí, sedia programação especial da Virada Inclusiva 2024
Prefeitura de Tatuí/Divulgação
O Museu Histórico Paulo Setúbal, em Tatuí (SP), será palco de uma programação especial entre esta segunda-feira (2) e sábado (7), para celebrar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro. Trata-se da Virada Inclusiva 2024.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
A 14ª edição do programa tem como tema “Superamos barreiras, protagonizamos mudanças!”. A Virada Inclusiva tem o objetivo de promover a inclusão de pessoas com e sem deficiência, incentivando a participação social e a conscientização sobre a diversidade e a acessibilidade.
Ela busca criar um ambiente acolhedor e igualitário, promovendo ações culturais, educativas e esportivas, e sensibilizando a sociedade para a importância da inclusão.
A programação do museu oferecerá uma série de atividades gratuitas ao público, com destaque para exposições e apresentações que celebram a capacidade de expressão e a diversidade de todos os indivíduos.
Atividades
Um Espaço Inclusivo será montado pelo Setor Educativo do museu, com jogos universais adaptados para promover a inclusão de pessoas com deficiência.
Nele haverá: Jogo da Memória, um clássico adaptado para estimular a memória e o tato, especialmente para deficientes visuais, contribuindo para a inclusão no ambiente escolar e social; e Jogo da Velha Tátil, uma versão adaptada do jogo tradicional, com tabuleiro em relevo e peças identificáveis por texturas e formas, incentivando habilidades táteis e sociais.
A Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí estará presente com a exposição “Nada sobre nós, sem nós”, com fotos que retratam o movimento pelos direitos das pessoas com deficiência e a importância da autorrepresentação.
Na terça-feira (3 ), das 9h às 10h30, será a vez do Projeto “Integrarte”, dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Tatuí, com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca/SP), marcarem presença. Eles realizarão uma performance de dança, esbanjando muita expressão e talento.
O secretário-geral do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Tatuí (CMDPD) e coordenador da Apodet, Vade Manoel Ferreira, fará uma palestra na quinta-feira (5), às 9h, com temas relacionados aos direitos e à inclusão das pessoas com deficiência.
Para participar destas atividades da Virada Inclusiva é preciso agendar previamente pelo e-mail educativo.paulosetubal@gmail.com.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias