Moradores e turistas conferiram apresentação do grupo Alegretto e missa celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson. Arcebispo Dom Paulo Jackson comandou missa em Fernando de Noronha
A Igreja Nossa Senhora dos Remédios foi reaberta, em Fernando de Noronha, na noite do domingo (1º), após uma obra iniciada em setembro para restaurar os revestimentos e a pintura interna e externa, além de recuperar o altar. A missa solene foi celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, e conferida por moradores e turistas (veja vídeo acima).
A programação começou com a apresentação do grupo Alegretto, que faz parte do Conservatório Pernambucano de Música. Os integrantes tocaram um repertório medieval e renascentista e deram explicações sobre os instrumentos utilizados.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Após o concerto, teve início a missa. Um grupo formado por oito jovens da ilha recebeu o sacramento da crisma. Dom Paulo Jackson falou da importância da chegada do período natalino e enalteceu a recuperação da igreja.
“Essa igreja é um exemplo histórico no qual se conserva a vida e a memória do povo de Noronha. Devolver à ilha a igreja restaurada é uma alegria imensa. A Igreja dos Remédios é cartão-postal de Fernando de Noronha”, disse o arcebispo.
Grupo Alegretto se apresentou na Igreja dos Remédios
Ana Clara Marinho/TV Globo
A matriz foi construída a partir de 1772. O prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
“Essa igreja é um patrimônio nacional e tem uma relevância enorme, não só para Fernando de Noronha, mas para todo o Brasil. A Igreja dos Remédios contribuiu para a história da nossa nação”, afirmou a chefe do Iphan, Márcia Hazin.
Altar com ouro
Igreja dos Remédios ficou lotada na reabertura
Ana Clara Marinho/TV Globo
A obra foi realizada pela Igreja Católica com apoio de doações dos fiéis, mas o valor do serviço não foi divulgado. O restaurador Edson Félix foi o responsável pelo trabalho técnico da recuperação.
“Nós identificamos que o altar tinha folhas de ouro, nós preservamos a originalidade. Fizemos o passo a passo com o douramento com as folhas de ouro, além de tinta dourada e recuperamos todas as camadas que estavam originalmente”, contou Edson Félix.
O padre da ilha, Weslley Souza, disse que a recuperação da Igreja dos Remédios era um sonho da comunidade local. “Isso era um sonho dos moradores há muito tempo. Esse é um patrimônio de Fernando de Noronha e nacional”, afirmou.
VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco