26 de dezembro de 2024

Dezembro começa com mortes de turistas em praias do litoral de SP


Um homem, de 29 anos, e uma jovem, de 20, morreram após se afogarem em Praia Grande e Bertioga. Um dos afogamentos ocorreu na Praia de Guaratuba, em Bertioga (SP)
Divulgação/Prefeitura de Bertioga
Dois turistas morreram após se afogarem em praias da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, no primeiro dia de dezembro. De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), as vítimas chegaram a ser socorridas, mas não resistiram.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Os dois afogamentos aconteceram em um intervalo de menos de uma hora na manhã de domingo (1), em praias diferentes de Bertioga e Praia Grande. A primeira vítima foi um morador de São Paulo, identificado como João Cavalcante de Amorim, de 49 anos, que estava acompanhado da esposa.
Segundo o GBMar, a corporação foi acionada por volta de 10h12 para um afogamento em Praia Grande e identificou a vítima sendo retirada do mar por surfistas, que, junto com banhistas, iniciaram compressões. Em seguida, um dos guarda-vidas realizou análise no estado do homem e constatou se tratar de um afogamento grau 6. Por isso, ele começou o tratamento básico de recuperação com reanimação cardiopulmonar.
Em seguida, a Unidade de Apoio Avançado (USA) chegou ao local e assumiu a ocorrência. A equipe chegou a utilizar o próprio desfibrilador externo automático (DEA) da viatura, mas após cerca de 20 minutos, optou por transportar o afogado até o Pronto-Socorro Central, onde o médico constatou o óbito.
Em Bertioga, o GBMar foi acionado para um afogamento na praia de Guaratuba por volta de 10h45 de domingo. Segundo a corporação, uma equipe estava em ronda quando se deparou com banhistas informando sobre um afogamento.
Desta forma, os agentes foram até o local informado e encontraram a vítima identificada como Giovanna de Freitas Castro, de 20 anos. A mulher, moradora de Brasília de Minas (MG), estava inconsciente no mar e foi retirada da água pela equipe do GBMar.
Já na faixa arenosa, os agentes iniciaram os procedimentos de reanimação cardiopulmonar e, em seguida, transportaram a jovem até um pronto-socorro. No entanto, o médico da unidade constatou o óbito da jovem.
Segurança
Segundo o GBMar, as duas mortes foram em setores que não são protegidos por guarda-vidas. A população deve ficar atenta a uma série de orientações para evitar acidentes nas praias.
Baixada em Pauta #169: Karoline Burunsizian, Capitão do GBMar, é entrevista desta semana
Confira dicas de segurança:
prefira praias protegidas por guarda-vidas;
não mergulhe em áreas que tenham a placa de perigo;
evite o comportamento inadequado, respeite o mar;
em caso de ingestão de bebidas alcoólicas, não entre no mar;
em caso de dúvidas, fale com o guarda-vidas responsável pelo local;
curta a praia com cuidado, respeite as orientações do GBMar.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Mais Notícias