Gato Diplo, premiado como Melhor Filhote do Mundo no FIFe World Show 2024, na Noruega, vive em Sorocaba (SP) sob os cuidados de Alex Martins e tem uma equipe para manter a aparência sempre impecável. Gato premiado como ‘melhor filhote do mundo’ tem rotina de luxo no interior de SP
Thiago Ariosi/TV TEM
Muitas celebridades contam com uma equipe de profissionais dedicados a cuidados específicos e à organização de suas rotinas. No entanto, esse privilégio não é exclusivo delas. O gato Diplo, premiado como Melhor Filhote do Mundo no FIFe World Show 2024, também desfruta de uma vida de luxo, com direito a estilista e assessora pessoal.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
O felino vive em Sorocaba (SP), sob os cuidados de Alex Martins, criador e expositor de gatos da raça persa e exóticos há quase 20 anos. Diplo é da raça persa, e tem oito meses.
O último prêmio do “gato celebridade” foi em um dos mais prestigiados eventos internacionais de felinos, realizado na Noruega. Mas, para conquistar o troféu de “melhor filhote do mundo”, é necessário manter uma rotina rigorosa de cuidados, com alimentação balanceada, escovação e até sessões de fotos. Alex conta que, somente com Diplo, o gasto mensal é de cerca de R$ 4 mil.
“Todo o dinheiro do gato, que entra para o gato, é gasto com o gato. O foco não é a venda”, explica.
Gato Diplo conquistou prêmio de “Melhor Filhote do Mundo” no FIFe World Show 2024
Divulgação
Segundo Alex, a genética é fundamental mas, para manter a aparência sempre impecável, Diplo conta com uma equipe de duas veterinárias, uma fotógrafa, assessora e dois “estilistas felinos”. Por ser um gato de pelos longos, característicos da raça, a escovação precisa ser um cuidado diário.
“Realizo escovações diárias, de cerca de 30 minutos. Faço a limpeza dos olhos, verifico as orelhas, as patas, a região íntima e a boca. Tudo isso pra garantir que ele esteja saudável e na sua melhor forma”, conta.
Além de Diplo, Alex tem outros 30 gatos. “Meus gatos passam o dia a dia em ambiente familiar. Uma das primeiras decisões que tomei, no início de minha jornada, foi não fazer uso de gaiolas. Nossas casas têm portas e janelas, que são teladas, e esse é o limite. A alimentação é o principal ponto. Recebem rações secas e úmidas, super premium, logo que saem do leite materno. Procuro criar situações de interação durante a limpeza do ambiente, a escovação, e tudo que pode não agradá-los”, explica.
LEIA TAMBÉM
Família de onças-pardas é flagrada durante ‘passeio’ em estrada rural de Votorantim; vídeo
Nome de vencedora e moradora especial: conheça Vitória, onça-pintada com hidrocefalia que vive no zoo de Sorocaba
Prêmio internacional e sucesso na web
Gato brasileiro leva prêmio internacional na Noruega e ganha homenagem de DJ Diplo
O FIFe World Show 2024 reúne diversos países. Os gatos são divididos em cinco categorias, cada uma delas com oito classes. Cada raça é julgada por uma banca avaliadora com base em exigências de padrão específicas.
“Não são premiados os gatos mais lindos, mas, sim, os gatos de melhor padrão. Claro que a beleza e a apresentação são importantes, e também fazem parte dos critérios de avaliação. Mas a morfologia tem um peso maior”, explica Alex.
“Ele reúne características únicas, de estrutura, qualidade de pelagem, força muscular. E o temperamento, né? Sabe que é estrela e sabe se comportar como tal”, diz.
A conquista de Diplo chegou até seu xará, o DJ Diplo. O artista postou um vídeo em suas redes sociais parabenizando o felino pela conquista de “sexiest cat in the world”.
Amor pelos felinos
Gato brasileiro leva prêmio internacional na Noruega e ganha homenagem de DJ Diplo
Arquivo Pessoal
Há 15 anos, Alex decidiu começar a trabalhar com a gatofilia, termo que se refere à criação e aperfeiçoamento de raças de gatos, ou simplesmente à criação de uma determinada raça.
“Sempre amei os felinos. Quando tinha 20 anos, passei a visitar eventos relacionados a isso e conheci a raça persa. Na época, o padrão era muito diferente e algumas coisas me incomodavam. Acreditavam que quanto mais extremado melhor. Foi quando fiz minha escolha. Decidi trabalhar pela genética, focado no aperfeiçoamento da raça”, lembra.
A primeira participação em exposições e eventos de felinos foi em 2008, no Clube Brasileiro do Gato, em São Paulo (SP), com o gato Pierre.
Diplo vive em Sorocaba (SP) sob os cuidados de Alex Martins
Arquivo Pessoal
“Eu estava ali mais como um observador, um sonhador disposto a aprender. Queria conhecer criadores e seus gatos e saber tudo sobre eles. Mas o que mais me chamou atenção foi a alegria dos visitantes. Todos ali, maravilhados e unidos pelo amor aos gatos. Tive certeza da minha escolha”, conta.
Diplo já venceu três competições. Conquistou dois títulos de “filhote campeão” e o de “Melhor Filhote do Mundo” na Noruega. As conquistas, segundo Alex, são resultado de uma rotina de cuidados específicos, principalmente com a alimentação.
Profissional de estética felina, Rosi Dugato, é a responsável pela manutenção dos gatos de Alex Martins
Silvia Pratta/Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM