Andar nas faixas exclusivas de ônibus é considerado infração gravíssima, que gera sete pontos na carteira e multa de R$ 293,47. Veja onde o equipamento foi instalado. Avenida das Amoreiras ganha videomonitoramento de uso indevido das faixas exclusivas do BRT
Johnny Inselsperger/EPTV
A Avenida das Amoreiras, em Campinas (SP), ganhou nesta segunda-feira (2) a primeira câmera para videomonitoramento de uso indevido de faixa exclusiva do Corredor BRT (Ônibus de Trânsito Rápido, na sigla em inglês) Ouro Verde.
🔔 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Esse é o primeiro trecho do BRT com videomonitoramento, segundo a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Andar nas faixas exclusivas de ônibus é considerado infração gravíssima, que gera sete pontos na carteira e multa de R$ 293,47.
📸 Onde fica a câmera? Ainda de acordo com a Emdec, o equipamento foi instalado no semáforo do cruzamento da Avenida das Amoreiras com as vias Laranjal Paulista, no sentido Centro/bairro, e Dom Joaquim Mamede da Silva Leite, no sentido bairro/Centro.
“É uma extensão das nossas câmeras de videomonitoramento pelos corredores exclusivos do BRT. Ela é inédita, é a primeira, e ela sofrerá expansões nos dois corredores, tanto o eixo Campo Grande quanto o eixo Ouro Verde. Esse plano é apenas para os corredores. Inicialmente, estamos com o projeto de 10 unidades, mas pretende expandir mais”, explica Claudionir Tomas de Sá, gerente de operações da Emdec.
🔴 Como vai funcionar? O equipamento é operado diretamente da Central de Monitoramento de Operações da Emdec. Quando há um flagrante, a câmera tira um “print” da imagem e, a partir disso, é registrado o auto de infração.
Siga, em tempo real, a situação do trânsito na região
Além disso, os agentes de mobilidade urbana continuam fazendo a fiscalização da circulação nas faixas exclusivas. Segundo a Emdec, de janeiro e outubro deste ano, foram registradas 5,3 mil autuações pelo uso indevido das faixas de ônibus.
“O corredor de ônibus é um lugar extremamente de risco, além de dar prioridade para os ônibus, que são considerados veículos pesados, dá prioridade à questão dos horários, é uma área que a gente fiscaliza para que não adentre veículos e motocicletas principalmente para preservar a segurança”, completa o gerente de operações.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas