10 de janeiro de 2025

Unicamp 2025: crise climática, quilombolas, ocupação de Gaza: o que caiu no último dia de provas da 2ª fase do vestibular


Nesta segunda-feira, foram realizadas as provas de habilidades específicas, que abrangem concorrentes das áreas de saúde, tecnologia e artes. Candidatos falaram ao g1 sobre o que acharam dos conteúdos. Segundo dia de prova da segunda fase do vestibular da Unicamp ocorre nesta segunda (2°)
Pedro Amatuzzi/g1
O segundo e último dia de provas da segunda fase do vestibular da Unicamp, nesta segunda-feira (2), reuniu temas como meio ambiente, crise climática, quilombolas e ocupação da Faixa da Gaza.
🔔 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Nesta segunda-feira, foram realizadas as provas de habilidades específicas, que abrangem concorrentes das áreas de saúde, tecnologia e artes.
No domingo (30), os candidatos fizeram as provas comuns, que incluem redação, língua portuguesa, literatura, língua inglesa e ciências da natureza. A abstenção foi de 7,5%, a menor em 15 anos, de acordo com a Convest, que organiza o processo seletivo da Unicamp.
As avaliações da segunda fase têm uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em 1ª opção. Cada questão dissertativa vale quatro pontos, cada uma contendo dois itens, valendo dois pontos cada.
Além dos temas que foram destaque na parte em comum da prova, as questões específicas tiveram conteúdos como log, função e geometria (no exame de exatas) e genética, angiospermas e gimnospermas (ciências biológicas).
Meio ambiente e crise climática
Entre as perguntas sobre meio ambiente e crise climática, estavam questões que abordaram a poluição dos rios, aquecimento global, ciclo do mosquito Aedes Aegypti, que transmite a dengue, além da atuação de Chico Mendes na defesa da Amazônia.
“Achei muito legal ter caído muita coisa sobre meio ambiente. Coisas bem específicas sobre poluição, sobre o mar”. Tinha uma que relacionava a Revolução Industrial com questões marítimas, por conta da poluição”, disse Giovana Quesia Silva.
Irmãos prestam juntos segunda fase do vestibular da Unicamp
Fernando Almeida/g1
Quilombolas
A questão apresentou um mapa aos candidatos. O documento mostrou a distribuição de quilombolas (em porcentagem) por região do Brasil.
A pergunta era: por que os quilombolas estão em maior porcentagem no nordeste e quais problemas eles enfrentam. “Foi o conteúdo que eu achei mais interessante”, afirmou Narcizo Júnior.
Faixa de Gaza
Na prova de geografia, ⁠o conceito de colônia como espaço geográfico e político foi abordado no contexto da ocupação da Faixa de Gaza, onde acontece a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, que já dura 14 meses.
Veja relação de temas
População quilombola por região do país e suas origens históricas.
Ciberespaço e geopolítica
Jogos olímpicos como base para cálculos em matemática e física
Conceito de colônia como espaço geográfico e político no contexto da ocupação de Gaza
Visão sobre a mulher na filosofia de Aristoteles e Tomas de Aquino e a crítica feminista a eles
Guerras religiosas no século XVI
Relação entre a fotografia amadora a partir da invenção de câmaras fotográficas e a relação com as redes sociais
Guerra Civil nos Estados Unidos
Atuação de Chico Mendes na defesa da Amazônia
Texto de Maria da Conceição Tavares sobre as economias latino-americanas e o desenvolvimentismo de JK
Relação entre gentrificacao e uso de imóveis para aluguel por plataformas da internet
Marco temporal e a preservação de terras indígenas
Aquecimento global
Dengue e o ciclo de vida do Aedes Aegypti
Ótica
Filme Duna contextualizando experimentos sobre parasitas
Prejuízos à saúde pelos produtos químicos associados ao cigarro
Hemofilia
Poluição das águas
Segunda fase
📝 PRIMEIRO DIA – provas comuns a todos os candidatos:
Prova de matemática, com seis questões para os cursos das áreas de ciências exatas/tecnológicas; quatro questões para os cursos das áreas de ciências biológicas/saúde e quatro questões para os cursos das áreas de ciências humanas/artes;
Prova interdisciplinar com duas questões interdisciplinares de ciências humanas.
📝 SEGUNDO DIA – provas de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso:
Candidatos da área de ciências biológicas/saúde: prova de biologia com oito questões; prova de química, com seis questões.
Candidatos da área de ciências exatas/tecnológicas: prova de física, com seis questões; prova de química, com seis questões.
Candidatos da área de ciências humanas/artes: prova de geografia, com seis questões; prova de história, com seis questões; prova de filosofia, com uma questão; prova de sociologia, com uma questão.
O que caiu no primeiro dia?
O primeiro dia de provas abordou assuntos que geraram polêmica na redes sociais neste ano. Entre elas, estão a relação do X (ex-Twitter) com o Estado Brasileiro, e o livro ‘O Avesso da Pele’, que foi alvo de censura em alguns estados.
Os dois temas da redação também foram de assuntos de repercussão: os riscos das apostas eletrônicas (bets) e os jogos de azar (tigrinho) entre menores de idade e a desigualdade de gênero na política. Os candidatos precisavam escolher um dos dois temas.
Próximas datas
As provas de habilidades específicas para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança serão realizadas entre os dias 11 e 13 de dezembro, somente em Campinas.
A primeira chamada será divulgada dia 24 de janeiro e os convocados deverão efetivar a matrícula online (não presencial) nos dias 27 e 28 de janeiro, pela página eletrônica da Comvest.
As demais datas constam do calendário do Vestibular Unicamp 2025, disponível no site da Comissão.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Mais Notícias