Ação será realizada com alunos da escola 1º de Maio, no distrito de Vicente de Carvalho, e tem como objetivo sensibilizar e ampliar a inclusão social. Projeto ‘Visão Inclusiva’ simula desafios de deficientes visuais em Guarujá (SP)
Reprodução PMG
A Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, anunciou que alunos da Escola Municipal 1º de Maio vão vivenciar desafios do cotidiano de deficientes visuais por meio do Projeto ‘Visão Inclusiva’, na próxima terça-feira (3), em alusão ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A iniciativa tem como objetivo proporcionar experiências imersivas para sensibilizar e ampliar a inclusão social.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo a prefeitura, serão oito estações interativas na unidade localizada na Avenida Adriano Dias dos Santos, 611, no bairro Jardim Boa Esperança. A ação acontece das 9h às 12h e das 13h30 às 16h e integra a programação da Virada Inclusiva 2024.
Durante a ação, os estudantes serão vendados e utilizarão uma bengala, tendo a oportunidade de experienciar a mobilidade no espaço urbano e doméstico, fazer reconhecimento pelo tato e pela audição, além de disputar jogos adaptados e explorar as memórias gustativa e olfativa. A ação conta também com prova em braille e recompensa para quem tirar nota máxima.
Iniciativa
Idealizada pelas professoras de Educação Especial da unidade, Pâmela Martins e Neuma Lira, a iniciativa é realizada com 24 alunos do 9° ano C desde março deste ano e possui o objetivo de fortalecer o vínculo dos estudantes e promover a inclusão social efetiva.
A ideia surgiu a partir da necessidade de incluir dois alunos atípicos que compõem a classe, sendo um com deficiência visual e outro com Transtorno do Espectro Autista (TEA).