Campanha gratuita será realizada no sábado (7) com mais de 20 cirurgias. Mutirão também fará biópsias e atendimento a pacientes com lesões suspeitas de câncer de pele. Usar protetor solar é uma das principais estratégias para prevenir o câncer de pele
GETTY IMAGES via BBC
O último mês do ano é conhecido nacionalmente pela campanha de prevenção ao câncer de pele, chamada de “Dezembro Laranja”. E o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) realiza no sábado (7) o Mutirão de Combate ao Câncer de Pele.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
De acordo com o HC-UFU, serão realizadas mais de 20 cirurgias, além de biópsias e atendimento a pacientes com lesões suspeitas da doença. Não é necessário fazer agendamento prévio e toda ação é gratuita.
Qualquer pessoa, independente da idade, que resida em um dos municípios da macrorregião Triângulo Norte e necessite de avaliação médica para identificar a suspeita de câncer de pele, pode procurar a portaria do Hospital do Câncer, que fica na Avenida Amazonas, nº 1.996, Bairro Umuarama, entre 9h e 15h.
Desenvolvimento do doença e orientações
Segundo a dermatologista e coordenadora do mutirão, Mabel Gomides, a regra do “ABCDE” é importante para o paciente identificar se necessita de atendimento médico.
Mabel explica que a medida funciona em casos em que uma pinta, mancha ou ferida apresente um dos sinais do ABCDE: assimetria, borda irregular, cor com dois tons ou mais, dimensão superior a 6 mm e evolução (cresce e muda de cor). Caso o paciente apresente um desses sinais, é preciso procurar ajuda médica.
A doença é desenvolvida por fatores genéticos, familiares e ambientais. Segundo o HC-UFU, o câncer de pele não melanoma é o tipo mais comum do Brasil, com 31% do total de casos, seguido pelo câncer de mama feminina (com 10,5% dos casos) e câncer de próstata (com 10,2%).
Pessoas que têm muitas pintas pelo corpo, surgimento de pinta nova em crescimento na fase adulta, histórico de exposição solar intensa e presença de ferida que não cicatriza são consideradas do grupo de risco do câncer de pele e, por isso, devem se atentar às medidas de prevenção.
Elas devem evitar a exposição solar entre os horários 10h e 16h e usar protetor solar. Além disso, usar roupas com fotoproteção, chapéu e óculos também estão entre as medidas preventivas.
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas