Prefeitura de Palestina (SP) instalou nesta segunda-feira (2) placas provisórias para alertar turistas sobre riscos de afogamentos na Cachoeira do Talhadão. Pelo nono dia consecutivo, bombeiros fazem buscas por jovem que desapareceu no local. Cachoeira recebe aviso para banhistas mais de uma semana após jovem sumir
Oito dias após o desaparecimento de Edson Ramos, de 24 anos, a Prefeitura de Palestina (SP) instalou sinalização provisória para alertar banhistas sobre risco de afogamentos na Cachoeira do Talhadão. Arrastado pela correnteza do Rio Turvo, no dia 24, o jovem permanece desaparecido. Os bombeiros entraram no nono dia consecutivo de buscas, nesta segunda-feira (2).
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Em nota, a Prefeitura de Palestina informou que foram instaladas placas de maneira provisória na área onde o banhista desapareceu. O objetivo, conforme a nota, é garantir a segurança das pessoas que visitam o local, enquanto a sinalização definitiva é providenciada.
Placa provisória colocada pela prefeitura sinaliza proibição de banho, pesca e caça na área da Cachoeira do Talhadão, em Palestina (SP), onde jovem foi arrastado por correnteza e desapareceu no dia 24
Prefeitura/Divulgação
A falta de avisos sobre o risco de afogamentos foi constatada pela equipe da TV TEM, que visitou a Cachoeira do Talhadão na terça-feira (26). Por causa da beleza natural, o local é atração para turistas que visitam o distrito de Duplo Céu, no município.
A Prefeitura informou que antes havia sinalização, mas ela sumiu. Uma das hipóteses é que as placas foram destruídas nos incêndios que atingiram a região em setembro e outubro, durante a seca.
As novas placas colocadas agora em caráter provisório informam que a área é reserva ambiental e que são proibidas atividades de caça, pesca e banho.
Dificuldades
Os bombeiros de Rio Preto realizam as operações de buscas por Edson desde o dia 24 com uso de embarcação para percorrer os trechos navegáveis do Rio Turvo. Também mapeiam a pé as margens à procura de indícios, conforme informou ao g1 a tenente Maiara Prado Carbonera. Porém, os oficiais têm encontrado algumas dificuldades durante a execução do trabalho.
“A grande extensão do rio, aliada à força da correnteza, à baixa visibilidade da água e à presença de obstáculos no fundo do rio, são barreiras que dificultam a navegação”, explicou a tenente.
Retiro da igreja
Edson Ramos, morador de Olímpia (SP), foi visto sendo levado pela força das águas do Rio Turvo, e, em seguida desapareceu, na tarde do dia 24 de novembro. Uma turista filmou o momento em que o jovem desaparece (veja abaixo).
Elizabeth Ramos de Carvalho, mãe de Edson, disse que ele saiu de Olímpia pela manhã e seguiu até Palestina para um retiro com amigos da igreja.
Área da Cachoeira do Talhadão, em Palestina (SP), onde Edson Ramos (no detalhe), de 24 anos, foi arrastado por correnteza e desapareceu, no domingo (24): bombeiros fazem buscas
TV TEM/Reprodução
Por volta das 14h do mesmo dia, quando ia embora, o carro não funcionou. Em seguida, o jovem retornou à queda d’água para pedir ajuda dos colegas. Pouco tempo depois, Edson foi arrastado pela correnteza e desapareceu.
A mãe afirmou que o filho já tinha visitado a cachoeira outras vezes com o grupo religioso.
Bombeiros procuram jovem que foi arrastado em cachoeira de Duplo Céu (SP)
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM